Dragagem do Porto terá reflexos no escoamento agrícola do Noroeste, diz Tião Medeiros
CURITIBA – O deputado estadual Tião Medeiros (PTB) participou, quinta-feira, ao lado do ministro dos Transportes, Maurício Quintella, do secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho, e do diretor-presidente da Administração dos Portos de Paranaguá e Antonina, Luiz Henrique Dividino, da assinatura da ordem de serviço para início das obras de dragagem do Porto de Paranaguá (PR).
A execução do projeto compreende o aprofundamento do canal de acesso aquaviário, bacia de evolução e berço público do Porto. O Ministério dos Transportes vai investir um total de R$ 394 milhões nos serviços de dragagem.
“Muitas vezes pensamos que uma obra dessa magnitude impacta apenas na rotina do Porto, no Litoral ou na cidade de Paranaguá. No entanto, o aumento da produtividade do Porto vai trazer uma série de benefícios para o Paraná, com profundos reflexos na economia e escoamento da produção agrícola da nossa região Noroeste. O produtor poderá escoar mais, melhor e com mais agilidade”, explica Tião Medeiros.
“A obra terá uma importância estratégica para o Estado, pois torna o porto mais competitivo, traz mais tranquilidade para a navegação e melhora o escoamento da produção”, lembra o deputado.
Para o ministro Quintella, a obra vai propiciar a melhoria da segurança de navegação, evitando a espera das janelas de entrada de navios de grande porte, o que vai ao encontro da meta da autoridade portuária em manter o nível de espera zero. “Além da ampliação de cargas em mais de 10,5 mil toneladas, com o aumento de profundidade em 1,5 metro nos berços. Esta dragagem vai impulsionar o crescimento da capacidade portuária do Estado”, explica o ministro.
Há 20 anos que o porto não passava por dragagens de aprofundamento – foram feitas três dragagens, de manutenção, entre os anos de 2012 e 2016. Com 1,5 metros a mais de profundidade, apenas no Terminal de Contêineres, será possível carregar 1.050 Unidades de Contêiner a mais por navio.
Todos os investimentos em infraestrutura realizados ao longo dos últimos em Paranaguá pela Appa e Governo do Estado, bem como a condução do processo de obtenção de licenciamento da obra, foram essenciais para que o porto recebesse a dragagem de aprofundamento.
“Nos preparamos para dar este passo. Já repontencializamos o porto desde seu Pátio de Triagem, suas entradas e balanças, até o cais de atracação, que passou pela sua maior reforma em 80 anos”, explica o secretário de Infraestrutura e Logística, José Richa Filho.
A dragagem ocorrerá em três áreas que permitem o acesso de navios numa extensão de, aproximadamente, 45 quilômetros. Ao todo, serão dragados 14,2 milhões de metros cúbicos de areia, quantidade suficiente para encher 15 estádios de futebol como o Maracanã. Com a nova dragagem, o canal de acesso ao Porto de Paranaguá, chamado canal da Galheta, passará a ter 16 metros de profundidade. Hoje, o canal possui 15 metros.