É baixa a procura por vacina contra a gripe em Paranavaí

Em Paranavaí, quase 4.700 pessoas que fazem parte dos grupos prioritários ainda não receberam a dose da vacina trivalente que protege contra a gripe comum (tipo B) e duas gripes do tipo A (H1N1 e H3N2).
A procura pela vacina ainda está baixa, como se verificou no último sábado. “Abrimos a UBS Central o dia todo para a vacinação contra a gripe. É um local estratégico, bem no centro da cidade, ao lado do terminal urbano, não choveu, o comércio só ficou aberto na parte da manhã, e ainda assim aplicamos apenas 47 doses da vacina”, informou a coordenadora de Imunização, Míryan Jordão.
Do total de vacinados no sábado, só cinco eram crianças de 6 meses a menores de 5 anos (4 anos, 11 meses e 29 dias), que é o grupo prioritário que mais preocupa por estar com o percentual mais baixo de cobertura vacinal (64,25%).
“Os pais precisam ficar atentos e procurar pela vacina antes que o frio mais intenso comece, pois o grupo das crianças é um dos que têm maiores riscos”, disse a coordenadora de Imunização.
Para receber a vacina basta procurar uma das salas de vacina nas Unidades Básicas de Saúde (UBS) do município, que funcionam de segunda a sexta-feira, das 8h às 11h30 e das 14h às 16h.
PRAZO ACABANDO – A campanha de vacinação contra a gripe termina em 1º de junho. O alerta principal é para a vacinação das crianças de 6 meses a 4 anos de idade, além das pessoas que apresentam doenças crônicas, públicos com baixa cobertura vacinal.
Mesmo quem já tomou a vacina em anos anteriores deve ir novamente à unidade de saúde. Os vírus passam por mutações, por isso a vacinação deve ser realizada todos os anos. A vacina pode reduzir o risco das sérias complicações causadas pela gripe, como pneumonias e até mesmo o óbito.
Além da vacinação, também é necessária a adoção de medidas preventivas como a lavar frequentemente as mãos, manter os ambientes ventilados, evitar aglomerações de pessoas, não compartilhar objetos de uso pessoal e proteger a boca e o nariz ao tossir ou espirrar.
Na presença de sintomas de gripe, como febre alta, dores de cabeça, dor de garganta e tosse, deve-se procurar uma unidade de saúde para uma avaliação.