É baixo o índice de vacinação contra a dengue

Dois municípios do Noroeste do Paraná receberam doses de vacina contra a dengue para imunizar a população: Cruzeiro do Sul e Santa Isabel do Ivaí. Em ambos os casos, o índice de imunização do público-alvo está abaixo do esperado, respectivamente, 38,6% e 33,1%.
Chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica da 14ª Regional de Saúde, Samira Silva informou que ainda há muita resistência por parte dos moradores em relação à vacina. As pessoas estão receosas pelo fato de ser inédita no Brasil.
Nesse sentido, Samira enfatizou que nove países adotaram esse método de imunização e tiveram resultados positivos. “São mais de 20 anos de estudos. A vacina é extremamente segura”, destacou a chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica.
As doses são destinadas a quem tem entre 15 e 27 anos de idade. Em Cruzeiro do Sul, essa parcela da população compreende 1.012 pessoas (somente 391 receberam a vacina). Em Santa Isabel do Ivaí, o público-alvo é formado por 1.758 moradores (apenas 583 foram imunizados).
A campanha de vacinação está sendo desenvolvida em 30 municípios do Paraná – o primeiro Estado do Brasil a distribuir as doses. Teve início no dia 13 de agosto e se estenderá até 3 de setembro.
IMPORTÂNCIA – Samira explicou que um dos fatores levados em conta na escolha dos municípios que receberiam as doses da vacina foi a frequência de epidemias de dengue registradas nos últimos cinco anos. No Noroeste do Paraná, os dois municípios foram apontados dentro desse critério.
Significa que a população pode estar mais suscetível aos efeitos da doença, por isso, é fundamental que as pessoas estejam protegidas. “É um problema grave, mas não estão dando a devida importância”, alertou a chefe da Seção de Vigilância Epidemiológica.