“É um kit felicidade”, diz Eike Batista sobre pacote de concessões

O empresário Eike Batista chamou de "kit felicidade" o pacote de concessões para ampliar os investimentos em rodovias e ferrovias que está sendo lançado pelo governo federal. Na avaliação do empresário, a iniciativa é "corajosa" e vai reduzir o deficit em infraestrutura do país.

"Nos últimos 20 anos, a gente investiu muito pouco em relação ao PIB [produto interno bruto] em infraestrutura. Eu ouso dizer que tem uma carência aí de U$ 300 bilhões. Esse mega-pacote aí é um espetáculo pro Brasil", disse Eike antes do início da cerimônia de anúncio no Palácio do Planalto.

Na avaliação do empresário, o projeto de concessões vai atrair investimentos estrangeiros para o Brasil. "Vai muito. Eu acabei de vir da Ásia, as pessoas veem o tamanho do Brasil e nunca entendem como o Brasil não tem investimentos, como o Brasil nunca chamou capital estrangeiro para participar de concessões mesmo", disse.

O empresário afirmou ainda que o país está com sorte porque hoje há "excesso de recursos no mundo". "Me dê um projeto num país grande, com recursos, que eu vou. Então é aquele negócio do timing. O Brasil está com sorte. Esse governo tem sorte no timing, no sentido que tem excesso de recursos no mundo", afirmou.

Eike Batista também aproveitou o anúncio para elogiar a iniciativa da presidente Dilma Rousseff, que segundo ele, tem um conhecimento "profundo" do Brasil. "Essa coragem [da presidente] vem do conhecimento. Feliz de nós brasileiros que temos uma presidenta que tem essa visão de engenheira, porque ela trabalhou muito tempo no setor de energia. Então ela conhece profundamente o custo, a matriz de custo do setor energético. Então é essa felicidade nossa", disse.

Para o empresário, o investimento em infraestrutura no país é o que está faltando para alavancar o crescimento da economia brasileira. "É hora da infraestrutura. É hora de nós ficarmos mais eficientes. A palavra mágica aqui é eficiência", disse.