Edital de R$ 58 milhões seleciona pequenos produtores para fornecer merenda escolar

A Secretaria de Estado da Educação divulgou o edital para seleção de agricultores familiares que poderão fornecer alimentos para a merenda escolar em 2014.
Para o próximo ano, o valor destinado aos pequenos produtores será de R$ 58 milhões, quase 20 vezes mais que o investido em 2010 e 81% superior ao valor de 2013. A rede estadual de ensino atende 1,3 milhão de alunos.
Podem participar pequenos produtores paranaenses vinculados a cooperativas e a associações de agricultores familiares. Eles poderão fornecer frutas, sucos, hortaliças, leite, panificados, produtos de origem animal e os minimamente processados, como mel, doces, geleias, arroz, feijão, canjica, fubá, macarrão e molho de tomate.
A diretora de Infraestrutura e Logística da Secretaria da Educação, Márcia Cristina Stolarski, explica que são 11 grupos de alimentos que englobam 81 produtos, prioritariamente orgânicos. Em 2013, foram adquiridas 12,4 mil toneladas de alimentos de 136 associações de agricultores. Dessa quantidade, 2,5 mil toneladas são de produtos orgânicos.