Educação de Nova Londrina supera metas do Ideb 2011
Nova Londrina recebeu com grande satisfação o resultado do IDEB 2011, divulgado na quarta-feira (15), pelo Ministério da Educação e Cultura (MEC), que mostra que a meta estabelecida para o município foi superada.
Na avaliação realizada pelo IDEB, a rede municipal de ensino de Nova Londrina obteve o percentual de 6,1. O resultado supera a meta traçada, que era de 5,5. E está acima das médias nacional (5,0) e estadual (5,4).
As informações estão no site da Prefeitura de Nova Londrina.
O Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb) permite realizar uma transparente prestação de contas para a sociedade de como está a educação nas escolas de cada cidade.
Assim, a avaliação passa a ser a primeira ação concreta para se aderir as metas do compromisso e receber o apoio técnico/financeiro do MEC, para que a educação brasileira dê um salto de qualidade.
O Ideb Foi criado em 2007, pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (INEP). Esse órgão é uma autarquia do Ministério da Educação.
É calculado a partir de dois componentes: a taxa de rendimento escolar (aprovação e evasão) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo Inep.
Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas e municípios e o Sistema de Avaliação da Educação Básica (SAEB) para os estados e País, realizados a cada dois anos.
Na criação do IDEB, foram calculadas metas de melhoria da Educação, ou seja, se o País tem mais estudantes com boas notas e mais aprovados na escola, isso é sinal de que houve melhora no aprendizado e no sistema educacional. O Ministério da Educação tem metas para cada uma das escolas e também para os municípios, estados e federação.
O objetivo principal, segundo o MEC, é que o Brasil conquiste 6 pontos no IDEB da primeira etapa do Ensino Fundamental até 2022, ano do bicentenário da Independência do Brasil.
Essa nota é equivalente a média dos estudantes dos países da Organização para a Cooperação e Desenvolvimento Econômico (OCDE).
As metas são diferenciadas para cada rede e escola, Estados, municípios e escolas deverão melhorar seus índices e contribuir, em conjunto para que o Brasil chegue a meta em 2022.
Para que pais e responsáveis acompanhem o desempenho da escola de seus filhos, basta verificar o IDEB da instituição, que é apresentado numa escala de zero a dez. Da mesma forma, gestores acompanham o trabalho das secretarias municipais e estaduais pela melhoria da educação.
A administração municipal de Nova Londrina e a Secretaria de Educação Cultura e Esportes acreditam que os professores e equipe da rede municipal de ensino continuarão fazendo uso desse instrumental e refletindo sobre a prática e sobre o processo de construção do conhecimento dos alunos, considerando-se a aquisição do conhecimento e do desenvolvimento das habilidades para o alcance das competências exigidas na educação básica.
A secretária de Educação, Maria Luzinete de Lima, comemora o resultado. Disse que a conquista deve-se a um esforço comum, entre a administração municipal, as famílias, a escola, os alunos, os professores e toda a equipe da instituição municipal de ensino.