“Educação em tempo integral é uma das metas que estamos perseguindo”

Paranavaí sediou na última terça-feira, o Encontro de Educação Integral, promovido pelo Cecap (Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí) em parceria com as secretarias municipais de Educação e de Assistência Social.
Durante o evento, o prefeito Rogério Lorenzetti avaliou a importância de oferecer atividades interessantes e que colaborem com a formação integral do aluno.
“Educação em tempo integral é uma das metas que o município vem perseguindo. Hoje temos 50% das nossas crianças sendo atendidas em tempo integral, o que, em termos de Brasil, já é um número muito bom. Mas nós queremos melhorar. Nossa meta é que toda criança tenha acesso a uma escola em tempo integral”, disse Lorenzetti.
O prefeito diz ter dobrado o atendimento em período integral desde o início da administração. “Não basta ter a criança o dia todo na escola, é preciso que ela tenha atividades, que ela tenha o que fazer e que goste da escola. Que o ambiente seja bonito, confortável, com boa alimentação e muitas atividades prazerosas. Temos que agir no sentido de criar na criança o interesse de ficar o dia todo na escola, com atividades esportivas, culturais e com o aprendizado, que é o mais importante”, destacou Lorenzetti.
A secretária de Educação, Aparecida Gonçalves, apresentou os números da Educação Integral em Paranavaí. São 7 escolas atendendo 1.418 alunos em tempo integral, além dos 10 Centros de Educação Infantil, que somam mais 2.100 crianças.
A projeção é que para o próximo ano seja implantado o sistema de tempo integral também nas escolas Edith Ebiner (escola de campo) e Elza Caselli. Durante nove horas e meia do seu dia, as crianças são atendidas com as aulas do currículo normal, atividades extracurriculares, alimentação, transporte e material didático de qualidade, disse a secretária.
“Além disso, temos a Escola Municipal Getúlio Vargas, que é a única que trabalha o contraturno em parceria com uma ONG, que é o Cecap. E não precisamos nem dizer que o Cecap é hoje referência em atendimento em tempo integral, sendo escolhido como uma das 32 entidades do país como finalista do Prêmio Itaú-Unicef 2013. Não é à toa que o Itaú Social escolheu Paranavaí e o Cecap para sediar um Encontro tão importante como este, que discute os rumos da educação nos municípios da região”, apontou.
EDUCAR PELA ARTE – O Cecap de Paranavaí foi uma das 32 instituições do país, finalista da 10ª edição do Prêmio Itaú-Unicef 2013, com o tema “Educação Integral: crer e fazer. A instituição participou da seleção com o Projeto Educar pela Arte, que atende 230 crianças e adolescentes de 6 a 15 anos, desenvolvendo suas habilidades artísticas, culturais, esportivas e tecnológicas.
Além do balé, premiado em Buenos Aires em 2013, o projeto contempla oficinas de artes visuais, contação de histórias, teatro, flauta, violão, bordado, futebol, capoeira, karatê e informática, onde são desenvolvidas atividades esportivas, produzidos filmes, peças de teatro, espetáculos de música e dança. Todas as ações estimulam a capacidade para o diálogo, a argumentação, a oralidade e a convivência.
O projeto foi criado para promover a melhoria no relacionamento das crianças e adolescentes entre si, com os educadores sociais da instituição, com os professores e equipe pedagógica das escolas em que estudam. Além disso, o objetivo do projeto é melhorar o rendimento escolar das crianças, elevando os índices de desempenho das escolas parceiras na Prova Brasil.
A manhã do Encontro de Educação Integral ainda contou com a participação da secretária de Assistência Social, Marly Bavia, que falou sobre a política de Assistência Social e o funcionamento da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente no município; e uma palestra com a pesquisadora Nazira Arbache, representante do Cenpec (Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária).