Educação integral precisa garantir aprendizado e formação cidadã

Não basta investir na formação escolar. É preciso, também, fortalecer o desenvolvimento da cidadania. Quando a educação integral estabelece essas duas diretrizes como prioridades, os resultados são positivos, conforme avaliação feita por Nazira Arbache, do Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec).
Ela integra a coordenação do Prêmio Itaú-Unicef, que em 2013 teve o Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap) entre os finalistas. A conquista foi resultado de uma parceria firmada entre a instituição e a Escola Municipal Getúlio Vargas, que garante educação integral aos alunos.
A integração da Organização Não-Governamental (ONG) com o Poder Público recebeu elogios de Nazira Arbache. “É um modelo de articulação que está dando certo”, disse. A explicação: os estudantes dividem o tempo entre a escola e a instituição, e, ao circularem por diferentes territórios, ampliam as possibilidades de aprendizagem.
De acordo com a representante do Cenpec, por todo o Brasil há exemplos tão positivos de parcerias entre escolas públicas e ONGs quanto a que ocorre em Paranavaí. Em todos os casos, afirmou, as ações dão prioridade para o desenvolvimento integral das crianças e adolescentes e reduzem as desigualdades.
ENCONTRO – Na manhã de ontem, profissionais ligados à Educação e à Assistência Social de vários municípios paranaenses estiveram em Paranavaí. Eles participaram do Encontro de Educação Integral oferecido pelo Cenpec. O evento foi possível graças ao desempenho do Cecap no Prêmio Itaú-Unicef 2013.
Na ocasião, a secretária municipal de Educação, Aparecida Gonçalves, destacou que das 18 escolas de Paranavaí, sete atendem em tempo integral, totalizando 1.418 alunos.
O período escolar começa às 7h30 e vai até 17 horas.
O prefeito Rogério Lorenzetti destacou que mais de 50% dos alunos da rede municipal – entre educação infantil e ensino básico – estudam em regime de tempo integral. “É uma meta que estamos perseguindo”, afirmou.
Sobre a parceria com a Escola Municipal Getúlio Vargas, a diretora do Cecap Líria Balestieri fez uma série de elogios, destacando que o trabalho desenvolvido dentro da instituição está melhorando a aprendizagem das crianças e, consequentemente, transformando a comunidade.