Educação realiza capacitações com professores da alfabetização
Durante o mês de abril, a Secretaria Municipal de Educação realizou dois encontros com os professores dos 1º anos (alfabetização) com o objetivo de proporcionar uma qualificação continuada que possa refletir na qualidade de ensino em sala de aula.
O primeiro encontro aconteceu entre os dias 9 e 10 de abril e foi ministrado pela supervisora de Alfabetização Linguística Sônia Brum. Na ocasião, os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre o planejamento e a rotina escolar na alfabetização.
“É muito importante o planejamento das atividades que vão proporcionar o contato sistemático e significativo com as práticas de leitura e de escrita. O objetivo do encontro foi rever o espaço das vivências na escola, o perfil do aluno desta faixa escolar e o desafio de utilizar recursos lúdicos para despertar a aprendizagem”, explicou Sônia.
Mais recentemente, nos dias 23 e 25 de abril, a Secretaria realizou em sua sede a oficina “Produção de Material para a Alfabetização”, que tem como objetivo a implementação da prática pedagógica por meio de jogos.
“Os jogos são um dos grandes aliados do professor, pois através da sua utilização, as aulas se tornam mais atrativas e os alunos aprendem brincando. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o jogo e aprendizagem”, esclarece a supervisora pedagógica de Alfabetização Matemática, Maria Isabel Consalter de Mello.
No encontro foram confeccionados jogos para dinamizar as aulas nas turmas de 1º ano e enriquecer a rotina nas salas de aula. Os jogos ajudarão os estudantes com o desenvolvimento da leitura, consciência fonológica e raciocínio lógico.
O primeiro encontro aconteceu entre os dias 9 e 10 de abril e foi ministrado pela supervisora de Alfabetização Linguística Sônia Brum. Na ocasião, os professores tiveram a oportunidade de refletir sobre o planejamento e a rotina escolar na alfabetização.
“É muito importante o planejamento das atividades que vão proporcionar o contato sistemático e significativo com as práticas de leitura e de escrita. O objetivo do encontro foi rever o espaço das vivências na escola, o perfil do aluno desta faixa escolar e o desafio de utilizar recursos lúdicos para despertar a aprendizagem”, explicou Sônia.
Mais recentemente, nos dias 23 e 25 de abril, a Secretaria realizou em sua sede a oficina “Produção de Material para a Alfabetização”, que tem como objetivo a implementação da prática pedagógica por meio de jogos.
“Os jogos são um dos grandes aliados do professor, pois através da sua utilização, as aulas se tornam mais atrativas e os alunos aprendem brincando. O ato de brincar possibilita o processo de aprendizagem da criança, pois facilita a construção da reflexão, da autonomia e da criatividade, estabelecendo, desta forma, uma relação estreita entre o jogo e aprendizagem”, esclarece a supervisora pedagógica de Alfabetização Matemática, Maria Isabel Consalter de Mello.
No encontro foram confeccionados jogos para dinamizar as aulas nas turmas de 1º ano e enriquecer a rotina nas salas de aula. Os jogos ajudarão os estudantes com o desenvolvimento da leitura, consciência fonológica e raciocínio lógico.