Éffeta deve atrair milhares de pessoas
Paranavaí viverá no dia 16 de setembro a 12ª edição do Éffeta (Abra-te para um novo tempo, Tempo de renascer!). Milhares de pessoas de toda a região são esperadas para um dia inteiro dedicado à reflexão e ao reencontro.
A programação se inicia às 9h no Parque de Exposições Arthur da Costa e Silva e se encerra a partir das 18h com a participação da Comunidade Colo de Deus.
Ontem, o presidente da Comunidade Católica Emanuel, Padre Adão Dias Martins, acompanhado dos diretores Márcio Manso e Noemi Manso, visitou o Diário do Noroeste, quando apresentou detalhes da organização. O grupo foi recebido pela jornalista Tânia Mara Bogoni.
Padre Adão lembra que o Éffeta é um momento de reencontro das pessoas que durante todo o ano participam das atividades da Comunidade Emanuel. Em edições anteriores mais de 20 mil pessoas participaram, público aguardado também para a realização de 2018.
A programação começa com Santa Missa às 9 horas e se estende com adoração do Santíssimo às 10 horas e almoço às 12 horas. Convites para o almoço poderão ser adquiridos por R$ 18,00. Além dessa refeição, haverá serviço de bar (com água e refrigerantes) e cozinha o tempo todo. Às 13 horas terão início os 11 módulos previstos com temas diversos, bem como a participação de bandas e pregadores.
Além da Colo de Deus, estão previstos: Dago Soares, Gracielle, Gil Monteiro, Astromar, Sidnei Telles, Alex Chaves, Irmã Zélia e Operários da Messe.
O ingresso, como tradicionalmente acontece, é um quilo de alimento não perecível. As camisetas e bonés do evento estão à venda em vários locais, dentre eles, a sede da Comunidade Católica Emanuel (Jardim Ipê, na frente da Paróquia Nossa Senhora Aparecida), Rádio Paranavaí e diversas empresas e pontos de toda a região.
Um evento dessa envergadura exige engajamento. Por isso, cerca de 1.000 pessoas trabalham como voluntárias na organização e apoio, informa Márcio Manso.
Os cartazes dessa edição trazem a imagem de Dom Bosco. O padre Adão explica que Dom Bosco é o “Pai e Mestre da Juventude”, designação conferida pelo papa João Paulo 2º, hoje São João Paulo 2º.
A Comunidade Católica Emanuel se destaca pelo trabalho de prevenção e combate às drogas, bem como o serviço pastoral. Durante a caminhada desde a fundação em março de 2005, mais de 1.000 pessoas foram atendidas na casa de recuperação de álcool e outras drogas.
Dentre as atividades da Comunidade está a já tradicional Santa Missa, toda quarta-feira no Recanto Dom Bosco (Distrito de Sumaré). Sempre às 20 horas.