Elas estão chegando
Tenho visto inserções na televisão de uma campanha visando aumentar a participação da mulher nos cargos eletivos. Acho muito pertinente este tema, tendo em vista a relevância do mesmo. Neste ano temos, como candidata a presidente dos EUA, a ex-primeira-dama e secretária de estado Hillary Clinton. Será, se for eleita, a primeira mulher a ocupar o cargo de líder do país mais poderoso do mundo, em termos econômicos e políticos.
As mulheres, por terem como uma das suas missões a dádiva divina da procriação e com isso carregarem a responsabilidade da continuidade da raça humana no planeta, desenvolvem ao criar seus filhos, um instinto materno que pode ser muito útil nas decisões a serem tomadas como agentes políticos a serviço das suas comunidades.
Sendo assim, eventuais ações dirigidas a organizar a vida das cidades ou nações, passarão pelo crivo da visão feminina, comprovadamente muito mais atenta e detalhista que a masculina. Sendo eleitas parlamentares ou executivas poderão dar importante contribuição à vida econômica e social das comunidades.
Entendo que o preconceito, comum em muitos homens e até algumas mulheres, de que a capacidade de realização, organização e trabalho seria maior no gênero masculino está definitivamente prejudicado pelo bom desempenho de muitas ocupando cargos relevantes em várias profissões.
Desde a mais humilde trabalhadora até as mais importantes executivas elas nos dão lições de comprometimento e capacidade no desempenho das mais variadas funções nas diversas atividades laborais. Vejo isto todos os dias, até porque estou cercado de mulheres excepcionais, tanto na minha família como nas atividades que exerço como prefeito desta bela cidade de Paranavaí.
Sou grato a todas. Elas têm minha admiração como pessoas e eficientes profissionais que são. Costumo dizer que sou dependente dos talentos de muitas, inclusive na minha vida pessoal.
Sendo assim, devemos considerá-las aptas e prontas a nos liderarem como agentes políticas, dando mais esta contribuição para melhorarmos nosso país.
*Rogério J. Lorenzetti, prefeito reeleito de Paranavaí