Eleições tranquilas na região de Paranavaí, avalia Polícia

As eleições deste domingo foram de tranquilidade na região de Paranavaí. A avaliação é das polícias Civil e Militar, com base no volume de ocorrências. A Polícia Civil atendeu sete casos envolvendo o dia da votação. Também a Polícia Militar atuou mais na orientação, detendo uma pessoa por agressão.
O delegado Luiz Carlos Mânica, chefe da 8ª Subdivisão Policial de Paranavaí (SDP) detalha que em Paranacity houve um caso de desordem, prejudicando os trabalhos eleitorais. Também nesta cidade, um segundo caso envolvendo desacato a fiscal e outros dois episódios de desobediência.
Em Cruzeiro do Sul, uma autuação por desacato. Já em São Carlos do Ivaí um mesário foi desacatado e denunciou, culminando na detenção do suspeito e liberação posterior.   
A Polícia Militar foi chamada a intervir em um caso de agressão a mesário em Alto Paraná. O eleitor se recusou a deixar o telefone celular ao se dirigir à cabine de votação. Advertido, teve reação violenta.
Em Santo Antônio do Caiuá aconteceu uma denúncia de boca de urna, isto é, propaganda ilegal no dia da votação. Em toda a região a PM atendeu oito ocorrências, informa o major Jefferson Luiz de Souza, subcomandante do 8º Batalhão de Polícia Militar.
Ao Diário do Noroeste, o delegado Mânica considerou que a eleição transcorreu dentro do previsto, sem grandes incidentes. A 8ª SDP é composta por oito comarcas e 32 municípios, totalizando cerca de 320 mil habitantes.
Ainda assim, houve apenas ocorrências pontuais, de menor vulto, sintetiza, reforçando que foram mais comportamentos inadequados que acabaram precisando da intervenção.
Em outras palavras, não são crimes graves. Mânica reforça que foi apenas um caso de boca de urna e outros registros por desacato e desobediência.
Também o major Jefferson falou da tranquilidade no dia do pleito. Cita que os policiais trabalharam mais na orientação aos eleitores do que em ocorrências por práticas ilegais. “Foi um dia tranquilo”, resume o militar.