Elias de Souza Junior vence a consulta acadêmica para diretor da Unespar/Fafipa

Na última terça-feira, a comunidade acadêmica da Universidade Estadual do Paraná – Unespar/Fafipa (campus de Paranavaí) – demonstrou nas urnas a preferência pelos professores Elias de Souza Junior e Carlos Alexandre Molena Fernandes para diretor e vice, respectivamente.
A diferença de votos em relação à outra chapa concorrente, formada pelos professores Onivaldo Izidoro Pereira e Sebastião Geraldo Barbosa, foi de 70% entre os professores, 71% entre os acadêmicos e 60% entre os agentes universitários.
“O resultado mostrou que a comunidade acadêmica acredita em nossas propostas”, disse Souza Junior. Caso o resultado seja seguido pelo governador Beto Richa, que dá a palavra final sobre a escolha da direção das instituições estaduais de ensino, o professor escolhido pela maioria já tem prioridades.
O primeiro passo, afirmou Souza Junior, é acelerar o processo de implantação do curso de direito. A documentação já está protocolada junto ao Conselho Universitário, dependendo agora somente da autorização para que a Unespar/Fafipa ofereça mais uma opção entre os cursos de graduação.
As obras de construção do restaurante universitário e da nova biblioteca também estão entre os projetos mais urgentes, conforme apontou Souza Junior. Ele pretende, ainda, reforçar a segurança no campus, que considera desprotegido. “Os riscos de violência externa são grandes para professores, funcionários e alunos”.
LISTA TRÍPLICE – A presidente da Comissão Eleitoral, Edinéia Fátima Navarro Chilante, explicou que para que a escolha da comunidade acadêmica seja confirmada, é necessário haver o aval do governador Beto Richa. Antes de referendar a próxima diretoria da Unespar/Fafipa, ele avalia uma lista com três nomes e, só então, faz sua escolha.
Na lista tríplice estão os dois professores que disputaram a preferência da comunidade acadêmica da Unespar/Fafipa e um terceiro nome a ser indicado pela Congregação da instituição. Ainda não existe uma data definida para que o governador tome a decisão.
TRÂMITE LEGAL – O prazo para que o edital com o resultado da consulta acadêmica seja divulgado oficialmente termina hoje às 23 horas. A partir de então, são 24 horas para que o segundo colocado nas urnas apresente recurso. Não havendo manifestação, a Comissão Eleitoral homologa o resultado e encaminha para a Congregação da Unespar/Fafipa.
O último passo antes de apresentar a lista tríplice para o governador é definir o terceiro nome. Os integrantes da Congregação da Unespar/Fafipa precisam escolher entre os professores efetivos. Entre as exigências está o fato de que o indicado não pode estar em estágio probatório.
SEM RECURSO – O professor Onivaldo Izidoro Pereira afirmou que não pretende apresentar recurso. “Foi uma eleição transparente, e a vontade da maioria vai ser respeitada”. Pelo mesmo motivo, disse que não tem a intenção de pleitear sua nomeação junto ao governo estadual. “A decisão deve ser mesmo pelo mais votado”.
Pereira garantiu que o resultado das urnas não terá qualquer interferência em relação ao trabalho que desenvolve à frente da Fundação de Apoio à Fafipa. “Vou continuar atuando em prol da comunidade acadêmica”.