Em 15 dias termina o prazo para a entrega do ITR-2017
O Sindicato Rural de Paranavaí alerta os proprietários rurais que termina no dia 29, o prazo para a entrega da declaração do Imposto Territorial Rural (ITR) 2017 na Receita Federal.
“Faltam apenas 15 dias para terminar o prazo. Por isso, os produtores que ainda não fizeram sua declaração devem providenciá-la o quanto antes para evitar problemas de última hora”, adverte o secretário-executivo do Sindicato, Dênis Gimenez.
Aos seus associados, o Sindicato faz a declaração do ITR gratuitamente. Para tanto, o associado deve apresentar ao Sindicato a declaração de 2016, apontar alterações de culturas (se houver), área de reflorestamento e reservas existentes, a quantidade de animais de grande porte para áreas acima de 200 hectares no Paraná e outras alterações significativas que ocorreram na propriedade em relação ao ano anterior.
Após o prazo estipulado, o proprietário rural que não fez e entregou a declaração pode ter aborrecimentos, já que terá restrição do CPF, impossibilitando certidões negativas de débitos e impedindo o acesso a créditos, inclusive nas várias modalidades de financiamentos rurais. Além disso, para regularizar a situação haverá multa e o valor do imposto a ser pago será corrigido com juros e multas.
Dênis Gimenez informa que todos os proprietários rurais são obrigados a declarar. “Mesmo que seja isento do valor do imposto, a declaração à Receita Federal é obrigatória”, alerta ele.