Em 72 horas, três pessoas são picadas por escorpião amarelo
Na última semana, a Vigilância Sanitária de Terra Rica registrou aumento na captura de escorpiões amarelos e passou a fazer mapeamento dos locais onde a população estava encontrando os aracnídeos.
O objetivo é desenvolver campanhas de combate. Esse trabalho será intensificado porque nos últimos dois dias três pessoas foram picadas por escorpiões em diferentes locais da cidade.
Na manhã de ontem (5) um adolescente de 14 anos foi picado no abdômen quando se deitou no tapete da sala. A vítima foi encaminhada até o Hospital Municipal e recebeu o soro para combater o veneno do inseto.
No período da tarde, o setor de enfermagem informou que o jovem estava bem e que seu quadro de saúde não tinha apresentado complicações. O médico o mantinha internado porque aguardava os resultados dos exames laboratoriais.
OUTROS DOIS CASOS – Na manhã de anteontem, uma menina de três anos de idade foi picada quando ia tomar banho. A vítima reside na zona rural – Assentamento Água do Corvo.
O escorpião também estaria escondido embaixo de um tapete e teria picado o dedo de um dos pés da menina. A criança foi encaminhada para o Hospital Municipal, medicada e recebeu alta médica após não apresentar complicações.
O outro ataque foi registrado na tarde de anteontem (4). Dessa vez a vítima trabalhava em uma madeireira na zona industrial de Terra Rica. O funcionário recebeu a picada na mão. O homem também recebeu o antídoto e passa bem.
CAMPANHA – As autoridades sanitárias de Terra Rica estão fazendo um mapeamento dos locais onde são encontrados escorpiões amarelos. Além disso, igrejas, associações e entidades classistas estão recebendo ofícios para entrar na “briga” contra o inseto.
O médico veterinário da Vigilância de Saúde (Visa), Vinicius Luiz Tetila Pineza, explicou que nas três ocorrências as equipes foram até os locais e fizeram um “pente fino” para localizar escorpiões. Além disso, os vizinhos foram alertados e tiveram seus quintais também verificados.
Pineza explicou que ofícios estão sendo encaminhados para igrejas, associações e entidades classistas pedindo o apoio e orientando como proceder para combater o escorpião amarelo. No ano de 2016 uma criança morreu em Terra Rica após ser picada por um escorpião. Ela morava numa Vila Rural.
“Precisamos da conscientização de toda a população para entrar nessa luta. Pedimos que todos mantenham seus quintais limpos, as fossas tampadas e não acumulem entulhos desnecessariamente”, explicou o veterinário.