Em assembleia, presidente do Cecap apresenta melhorias para a comunidade

O Centro de Atendimento à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap) passou por reformas. A partir deste ano, os alunos têm mais espaço para recreação e contam com salas climatizadas. O local recebeu nova pintura e está se adequando às normas de segurança. As mudanças foram feitas para garantir mais conforto para os estudantes, e atendem a uma série de pedidos feitos pela própria comunidade.
Na noite de quinta-feira, a presidente Líria Balestieri fez uma prestação de contas em assembleia que reuniu alunos do Cecap e seus familiares. Ela apresentou as melhorias feitas do final de 2012 para cá, informando que outros benefícios estão sendo garantidos às crianças e aos adolescentes, tais como a aquisição de materiais didáticos e pedagógicos.
“Melhoramos o ambiente, fizemos adequações e investimos na capacitação dos funcionários”, disse Líria. A partir de então, os alunos e os pais também tiveram de assumir compromissos. Durante a assembleia, a presidente do Cecap apontou algumas dificuldades em relação ao comportamento das crianças e dos familiares, entre as quais, o descumprimento de horários de chegada e saída.
Líria disse que além de fazer a devolutiva para a comunidade, o objetivo da assembleia foi mostrar qual é o papel de cada um na relação entre crianças, familiares e Cecap. Para auxiliar nesta tarefa, a presidente convidou a juíza da Vara da Família Anaclea Valéria de Oliveira Schwanke.
A juíza destacou que a formação educacional e de valores dos filhos deve começar em casa, com os pais estabelecendo regras e impondo limites às crianças. Para isso, disse, não é necessário praticar violência física ou psicológica, mas dialogar.
De acordo com Anaclea, desta forma os filhos crescerão sabendo obedecer as regras dentro e fora de casa. “As crianças precisam ser respeitadas para que aprendam a respeitar”, declarou, referindo-se também ao fato de que no Cecap há normas que precisam ser cumpridas pelos alunos.