Em Curitiba, professores reivindicam pagamento de reajuste em parcela única

Professores e servidores públicos estaduais que trabalham nas escolas de Paranavaí participam hoje de uma manifestação em frente ao Palácio Iguaçu, em Curitiba. Entre as reivindicações estão o pagamento do reajuste salarial em parcela única e a melhoria no atendimento à saúde.
Mais de 40 profissionais de Paranavaí integram o grupo de servidores de todo o Paraná, mas de acordo com o secretário geral da APP-Sindicato de Paranavaí e diretor da CUT-PR, Celso José dos Santos, não haverá qualquer prejuízo para os estudantes, já que as aulas serão ministradas normalmente.
Santos explicou que o Governo Estadual propôs o pagamento da data-base em duas parcelas, mas os professores e demais servidores públicos são contra. “Queremos que se estabeleça nos moldes do salário mínimo. O reajuste pela inflação é referente aos 12 meses anteriores, então, parcelar o pagamento não tem cabimento”.
Em relação ao sistema de saúde que atende os servidores públicos estaduais, o secretário geral da APP-Sindicato de Paranavaí destaca que é preciso criar um modelo definitivo e eficiente. Para se ter uma ideia, os trabalhadores do Extremo-Noroeste são atendidos em Sarandi (a aproximadamente 75 quilômetros de Paranavaí).
Outras questões como melhores condições de trabalho para professores e demais servidores, mais segurança nas escolas e redução da quantidade de alunos por sala de aula também devem integrar a lista de reivindicações.
Após a concentração em frente ao Palácio do Iguaçu, o grupo pretende formar uma comissão para uma audiência com o governador Beto Richa.