Em debate a Saúde do Trabalhador e combate ao Trabalho Infantil

A Vigilância em Saúde do Trabalhador (VISAT) promove nesta terça e quarta-feira o 1º Ciclo de Debates para discutir as linhas de atuação do programa Saúde do Trabalhador.
Serão dois encontros no período da tarde com palestras, discussões sobre os temas e apresentação de propostas. A programação acontece no Centro de Conferências da Unespar.
“Quando o local de trabalho não oferece a segurança adequada ou o trabalhador não tem um treinamento relacionado aos perigosos que ele está exposto no exercício de sua função, o risco de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho é muito grande”, afirmou a coordenadora do programa Saúde do Trabalhador em Paranavaí, Rita de Cássia Leme Fadel.
“A questão é: como evitar acidentes e prevenir doenças ocupacionais? É preciso modificar os processos de trabalho, organizar e limpar os ambientes, seguir fluxos adequados para cada atividade, utilizar equipamentos de proteção, realizar treinamentos constantes, etc. São essas questões que vamos debater durante o Ciclo”, explica Rita Fadel.
Este ano, o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho (28 de abril) uniu em uma só campanha o Dia Mundial contra o Trabalho Infantil, com o objetivo de melhorar também a segurança e a saúde dos trabalhadores jovens e erradicar o trabalho infantil.
O dia 28 de abril também é conhecido como o Dia Mundial em Memória das Vítimas de Acidentes de Trabalho. A data foi escolhida para lembrar a morte de 78 trabalhadores em uma mina nos Estados Unidos, em 1969.
Em 2003, a Organização Internacional do Trabalho (OIT) consagrou a data como o Dia Mundial da Segurança e Saúde no Trabalho, em memória das vítimas de acidentes e doenças relacionadas ao trabalho.