Em debate, melhorias na integração do transporte coletivo em Paranavaí

Representantes do Conselho Municipal de Usuários do Transporte Coletivo de Paranavaí participaram ontem de um reunião com o prefeito Rogério Lorenzetti, representantes da Secretaria Municipal de Desenvolvimento Urbano, Procon, VCP (Viação Cidade de Paranavaí) e os vereadores Leonildo Giabardo Martins e Walter dos Reis, para discutirem melhorias no sistema de integração do transporte coletivo na cidade.
O principal apontamento dos usuários apresentado pelo Conselho foi com relação ao tempo que os passageiros têm para descer de um ônibus e embarcar em outro dentro do novo sistema de integração, implantado no último dia 1º de dezembro.
O gerente da Viação Cidade de Paranavaí (VCP), Rogério Martin Faria, explicou que hoje todas as integrações são feitas no Terminal Urbano e os usuários têm até 40 minutos para fazer a integração para outro veículo. Passado esse tempo será descontada no cartão uma nova passagem.
“Antes, o passageiro descia de um ônibus e entrava no outro ônibus em que ia seguir viagem pela porta traseira. Agora, em vez de entrar pela porta de trás, o passageiro entra pela porta da frente e passa o cartão de novo. Mas, por se tratar de uma integração, a segunda utilização do cartão não debita nenhum crédito do usuário. A partir disto, os passageiros têm até 40 minutos para fazer a integração. Este período foi calculado levando em consideração o tempo que o passageiro leva para descer do ônibus, esperar o outro veículo que ele quer utilizar e embarcar. Se passar dos 40 minutos, aí sim é descontada uma nova passagem no cartão de integração”, explicou Faria.
Os representantes do Conselho de Usuários apresentaram ainda alguns questionamentos da comunidade, com relação a cobrança dupla da passagem.
Faria esclareceu que pelo novo sistema, a integração não vale para quem for retornar ao mesmo destino, ou seja, só vale para quem vai de um ponto até o outro específico.
“No início deste novo sistema de integração, aconteceram algumas falhas operacionais, porque o cartão, quando passado pela segunda vez, identifica o sentido em que a viagem está sendo realizada. A integração não vale para quem vai retornar para o mesmo destino, para quem quer utilizar a mesma linha de retorno. Só vale para quem vai de um ponto até o outro específico. Caso se caracterize volta, o usuário é cobrado novamente porque o sistema não identifica como sendo integração. Alguns equívocos foram cometidos nos primeiros dias, mas todos os usuários que tiveram créditos descontados indevidamente foram ressarcidos nos valores e tiveram os cartões recarregados pela empresa”, esclareceu Faria.
O prefeito Rogério Lorenzetti, que intermediou a reunião entre a empresa e o Conselho, destacou que “o intuito de promover esses diálogos é sempre melhorar o serviço ofertado para a população. O transporte público é fundamental para o bom funcionamento da cidade, porque ajuda nas questões ambientais, facilidade a mobilidade urbana, e vários outros fatores. Vamos colaborar sempre para que a população seja bem atendida”, frisou.
MELHORIAS – Entre as melhorias discutidas, ficou definido que a VCP vai estudar a readequação de horários de alguns trajetos para melhorar a qualidade do serviço, e ainda divulgar, através da Internet e nos pontos de ônibus espalhados pela cidade, a tabela completa de horários de todas as linhas, para facilitar a programação dos usuários na utilização do novo sistema de integração.
Ao município coube verificar a viabilidade de implantação de alguns abrigos de ônibus nas Vilas Rurais, o que, conforme informou Lorenzetti, já está sendo estudado pela Sedur.
A Viação Cidade de Paranavaí conta hoje com 17 linhas/destinos com variações de itinerários e uma frota de 15 ônibus, atendendo uma demanda média de 7.500 usuários por dia.