Em meio à crise, geração de empregos cresce gradativamente em Paranavaí

A oferta de empregos voltou a crescer em Paranavaí. Em maio, por exemplo, o saldo entre admissões e desligamentos foi positivo (195 novos postos de trabalho), resultado que rendeu ao município a terceira posição no ranking estadual do Cadastro Geral de Empregados e Desempregados (Caged), do Governo Federal.
De acordo com o gerente da Agência do Trabalhador, Lucas Barone, o aumento na oferta de vagas tem ocorrido de forma gradativa nos últimos 30 dias. Para se ter uma ideia, a lista de registros diários chegou a 70, mas nesta terça-feira terá 116 novos postos de trabalho.
São 33 oportunidades para auxiliares de linha de produção, 20 para costureiros, 10 para cozinheiros industriais, sete para promotores de venda e quatro para manicures. O atendimento aos candidatos é feito mediante apresentação de documentos pessoais, Carteira de Trabalho e comprovante de residência.
Barone disse que há vagas para diferentes áreas de atuação. “Essa diversificação faz com que a economia se fortaleça”. Assim, na comparação com outros municípios, Paranavaí leva vantagem. “O Brasil vive um momento preocupante, mas aqui temos um cenário favorável para o trabalhador”.
A dinâmica do seguro-desemprego é prova de que o município não enfrentou demissões em massa. “Mantivemos a mesma proporção de meses anteriores”, disse o gerente da Agência do Trabalhador. Para ele, significa que Paranavaí tem administrado a crise de maneira inteligente.
Barone salientou o papel preponderante dos empresários na construção do cenário positivo. Eles continuaram investindo e contratando, mesmo com as dificuldades econômicas por que o Brasil tem passado. “Os empresários estão acreditando em Paranavaí e o poder público também”.
CAGED – Foi o quinto mês consecutivo que as empresas de Paranavaí contrataram mais do que demitiram. Em maio, o município ficou à frente de Maringá, Umuarama, Campo Mourão, Londrina e Curitiba. Apenas Cascavel e Toledo tiveram resultados melhores que Paranavaí.
O Cadastro Geral de Empregados e Desempregados, do Ministério do Trabalho e Emprego (MTE), leva em conta os municípios com mais de 30 mil habitantes – que no Paraná são 60. De acordo com os números do Caged de maio, além de ser a terceira cidade no ranking estadual, Paranavaí ficou com a quarta colocação em todo o Sul do Brasil.