Em Paranavaí e Região trânsito provocou 38 mortes neste ano

O número de homicídios culposos de trânsito (sem intenção de matar) teve queda de 21% no primeiro semestre deste ano, quando comparado com o mesmo período do ano anterior, em todo o Paraná.
O mesmo levantamento indica que em Paranavaí foram registradas oito mortes no trânsito, caracterizadas por homicídio culposo. Em toda a região Noroeste, de janeiro a junho, foram registradas 29 mortes.
Lideram a lista Paranavaí com oito mortes; São Carlos do Ivaí com quatro; Alto Paraná, Loanda e Paraíso do Norte com três cada; Diamante do Norte com duas; Amaporã, Guairaçá, Itaúna do Sul, Planaltina do Paraná, Santa Cruz de Monte Castelo, Santa Isabel do Ivaí, Santa Mônica e Terra Rica com uma morte em cada uma.  
Em outros municípios fora da área da Amunpar a lista é liderada por Nova Esperança, com três mortes, seguindo-se Itaguajé e Cidade Gaúcha com duas cada; Nova Olímpia e Tapira com uma cada.
Com esses nove casos, as mortes no trânsito da região centralizada por Paranavaí chega a 38.
O levantamento da Coordenadoria de Análise e Planejamento Estratégico (Cape) da Secretaria da Segurança Pública mostra em todo o Estado 982 ocorrências no acumulado dos primeiros seis meses do ano. Em 2012, foram 1.239. Os dados se referem a trechos urbanos, rodovias estaduais e federais.
De acordo com o capitão Cristiano Carrijo Gonçalves Mota, da Polícia Rodoviária Estadual (PRE), um dos principais fatores que acarretam a perda de vida nas estradas é a alta velocidade dos motoristas.
“Neste segundo semestre vamos intensificar os trabalhos, com a chegada de novos equipamentos, etilômetros (bafômetros) e radares, para coibir excessos de velocidade e embriaguez ao volante”, aponta ele.