Em reunião com o prefeito, comerciantes aceitam mudança na data do aniversário

Um grupo de comerciantes foi recebido na manhã de ontem pelo prefeito de Paranavaí, Rogério José Lorenzetti. Os empresários foram pedir para que não fosse alterada a data de comemoração do aniversário da cidade. Os comerciantes aceitaram a mudança depois que o prefeito assumiu o compromisso de não decretar feriado no dia 02 de janeiro de 2013, como vinha acontecendo nos últimos anos. Lorenzetti ainda comprometeu-se a voltar a discutir o assunto no próximo ano, caso os comerciantes tenham prejuízos por causa da mudança.
O prefeito explicou aos empresários que antes da criação do projeto de lei o assunto foi analisado por professores e historiadores. Além disso, Lorenzetti disse que sempre esteve aberto para discutir o assunto. Afirmou que houve reuniões com sindicatos, entidades classistas e até uma audiência pública.
Os comerciantes alegaram que não foram consultados por seus representantes. Afirmaram que possivelmente terão prejuízos com o feriado no dia 14 de novembro. Eles alegam que essa data irá emendar com o feriado do dia 15 (Proclamação da República). Isso poderá prejudicar as vendas no período em que estão fazendo caixa para pagar o 13º salário.
Sem tempo para alterar a Lei, Lorenzetti chegou a propor que os comerciantes abrissem seus comércios no dia 15 de novembro. A ideia foi descartada pelos empresários que alegaram que seus fornecedores estarão de portas fechadas nessa data.
A solução do impasse foi encontrada quando o prefeito assumiu o compromisso de não decretar feriado no dia 02 de janeiro. Tradicionalmente existe esse feriado para compensar o dia trabalhado na atual data de comemoração do aniversário da cidade (14 de dezembro). A intenção é de que os consumidores aproveitem as promoções de início de ano nessa data. Alguns comerciantes que não participaram da reunião dão como certo o feriado de 02 de janeiro.
O prefeito ainda se comprometeu a voltar discutir o assunto com os comerciantes. “Acredito que o comércio venderá mais no dia 02 de janeiro que no dia 14 de novembro. Muitas pessoas aguardam o comércio abrir no primeiro dia do ano para aproveitar as ofertas que tradicionalmente acontecem”, afirmou Lorenzetti.
REUNIÃO NA CÂMARA DEVE APROVAR O PROJETO – Os vereadores de Paranavaí irão votar hoje o Projeto de Lei que alterará a data de comemorar o aniversário de Paranavaí. As duas reuniões extraordinárias estão marcadas para acontecer às 9h e às 9h15. Alguns comerciantes que participaram da reunião na manhã de ontem afirmaram que irão à câmara municipal para acompanhar a votação.