Em reunião, diretores da Aciap debatem maneiras de fortalecer a economia local

Diretores da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap) conversaram ontem sobre ações e projetos que serão desenvolvidos ao longo deste ano, com o intuito de fortalecer a economia da cidade. Entre os assuntos em pauta, incentivos fiscais, campanhas de fomento e reestruturação da área central.
A reunião foi na sede da Aciap, com participação dos secretários municipais Carlos Henrique Scarabelli e Nivaldo Mazzin, que respondem respectivamente pelas pastas de Desenvolvimento Econômico e de Proteção à Vida, Patrimônio Público e Trânsito.
Na ocasião, Scarabelli apresentou a minuta de um Projeto de Lei que visa a garantir incentivos fiscais para a instalação e a ampliação de empresas em Paranavaí. O texto prevê, por exemplo, redução no valor do Imposto Predial Territorial Urbano (IPTU) e descontos em outras alíquotas municipais.
Os diretores da Aciap receberão cópias da minuta do Projeto de Lei para que possam avaliar detalhadamente a proposta. A partir de então, farão sugestões para contribuir com a iniciativa da Administração Municipal. De acordo com Scarabelli, a ideia é atrair empreendimentos relevantes para a economia local.
CAMPANHAS – Em relação às campanhas de fomento, a primeira será institucional, voltada para o Dia das Mães. Os cartazes já estão sendo distribuídos entre os lojistas associados, e as peças publicidades começarão a circular nos próximos dias. Enquanto isso, a Aciap continua estruturando ações para as outras datas comemorativas do ano.
NATAL – A diretoria da Aciap também falou sobre a decoração natalina, destacando que é preciso iniciar os preparativos o mais rapidamente possível. A intenção é elaborar um projeto que estabeleça etapas e envolva o empresariado na preparação da cidade para o Natal, ainda que seja um processo que dure alguns anos.
CENTRO – Outro assunto em pauta durante a reunião foi a reestruturação do centro da cidade. Para dar fluidez ao trânsito e garantir mais conforto e segurança aos pedestres, os diretores apontaram algumas ideias, por exemplo, a mudança no estacionamento em diagonal e a criação de espaços que sejam utilizados como “minipraças”.
Sobre o assunto, Nivaldo Mazzin disse que antes de qualquer decisão é preciso fazer um estudo junto a outras secretarias municipais, para verificar o que poderá ser feito e qual é a viabilidade de promover as mudanças.