Emater fortalece ação para promover sustentabilidade na cultura da soja

CURITIBA – Cerca de 100 técnicos da Emater, que atenderão os produtores de soja na próxima safra de verão, em todo o Estado, estarão de terça a quinta-feira da próxima semana (27 a 29) na sede da Embrapa, em Londrina (Norte).
Eles participarão de uma reunião de planejamento das ações a serem realizadas e receberão capacitação para orientar os sojicultores em boas práticas agrícolas.
O trabalho tem o apoio da Embrapa e do Instituto Agronômico do Paraná (Iapar). No primeiro dia, o secretário de Estado da Agricultura e do Abastecimento, Norberto Ortigara, fará o lançamento da publicação que traz os resultados do trabalho de manejo integrado de pragas realizado na última safra de soja no Paraná.
Segundo o engenheiro agrônomo Nelson Harger, coordenador estadual do projeto Grãos, da Emater, a preocupação é ajudar o sojicultor a desenvolver uma agricultura competitiva, moderna e sustentável, com ótimo resultado econômico e ambiental.
"Queremos que o produtor ganhe mais dinheiro, cuidando do meio ambiente e das pessoas que lidam com sua lavoura. Para isso, vamos debater, com o apoio de colegas especialistas da Emater e também com pesquisadores da Embrapa e Iapar, soluções técnicas que podem ser aplicadas e que racionalizem o uso de agrotóxicos e evitem a degradação dos solos", explica Harger.