Emissão de RG é o serviço mais procurado

Começou ontem em Paranavaí mais uma edição do Mutirão da Cidadania – Paraná em Ação. São dezenas de serviços gratuitos oferecidos para a população de toda a região, sendo a emissão da Carteira (RG) de Identidade o mais procurado.
O evento está sendo realizado na Praça dos Pioneiros, e as atividades continuam hoje e amanhã. O horário de atendimento é sempre das 9 às 17 horas.
Além da Carteira de Identidade, os visitantes podem solicitar a emissão do CPF, Carteira de Trabalho e certidões de nascimento, casamento e óbito. Há ainda a possibilidade de fazer o cadastramento em programas sociais, por exemplo, Bolsa Família e Água Solidária.
O coordenador do Paraná em Ação, Edson Luiz Arantes, orienta os moradores que precisam fazer algum tipo de documento a chegarem até 15 horas. É que por causa da demanda de trabalhos, pode ser que não haja tempo suficiente para atender as pessoas que deixarem para a última hora.
É importante destacar que muitos moradores já haviam se cadastrado para agendar o atendimento durante o Paraná em Ação. Mesmo assim, os que não fizeram o contato prévio com as secretarias municipais de Assistência Social serão atendidos normalmente.
OUTROS SERVIÇOS – Quem for à Praça dos Pioneiros neste final de semana também poderá tirar dúvidas sobre serviços da Copel e da Sanepar. Será possível, ainda, fazer exame parcial de urina, receber orientações sobre higiene bucal, saúde da mulher, coleta seletiva. Há estandes com informações sobre segurança e meio ambiente, artesanatos e música.
Alguns dos serviços oferecidos gratuitamente
*Emissão de CPF (somente 1ª via)
* RG (a partir dos 7 anos) e carteira de trabalho;
*Certidão de casamento e nascimento;
*Orientação jurídica em todas as áreas;
*Confecção inicial das ações de divórcio consensual (com a presença do casal), retificação de registro civil, dissolução e reconhecimento de união estável, regulamentação de visitas, restabelecimento da sociedade conjugal, guarda e responsabilidade, alimentos, alimentos gravídicos, registro tardio;
*Reconhecimento de maternidade e atendimento aos indígenas;
*Avaliação física e orientação nutricional;
*Verificação da pressão arterial;
*Testes de glicemia e urina;
*Orientações sobre saúde bucal;
*Prevenção contra a dengue;
*Orientações clínicas diversas;
*Orientação e cadastro para doação de órgãos;
*Doação de sangue;
*Apresentações teatrais; oficinas culturais, recreativas e de geração de renda; recreação infantil;
*Atendimento ao cidadão nas áreas de agricultura, trânsito, previdência e aposentadoria, educação, emprego, empresas, energia elétrica, habitação, meio ambiente, saneamento, entre outros.