Empreendedorismo estimula o desenvolvimento local e regional
O presidente da Federação das Associações Comerciais e Empresariais do Paraná (Faciap) Jovem, Marcos Rinaldi, defendeu nesta terça-feira, em Paranavaí, o fomento ao empreendedorismo e o apoio às pequenas empresas como ferramenta para promover o desenvolvimento econômico local e regional e como forma de distribuição de renda
Segundo Rinaldi, “as grandes empresas são importantes, mas 95% dos salários pagos são pequenos e só uns poucos ganham bem. Além disso, o lucro gerado vão para suas matrizes. Nas pequenas empresas o dono ganha igual ou até menos que o funcionário e todo o recurso financeiro gerado por ela fica na cidade e na região”.
O jovem líder empresarial esteve na cidade para tratar de assuntos particulares e aproveitou para fazer uma visita de cortesia ao presidente do Conselho do Jovem Empresário, Rubens Celestino Vila Júnior (Xuxa), que o recebeu na Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí, acompanhado do primeiro secretário do CJE, Wagner da Costa.
PIOR JÁ PASSOU – Na avaliação do presidente da FACIAP Jovem, o pior da crise econômica que castiga o Brasil já passou. “Acho que estamos começando um caminho de recuperação, que será lenta. Tenho conversado com alguns investidores e eles começam a ficar animados. Mas a recuperação não será lenta, demora até o começo do ano que vem. (…) Mas para voltar ao que era antes acho que vai uns quatro anos”, analisa Rinaldi.
O jovem empresário defende ações defende ações para estimular e fomentar o empreendedorismo e o apoio aos pequenos negócios. “Temos que apoiar e defender as empresas como um todo, mas as pequenas é que mais precisam de ajuda. E o bom é que elas promovem o desenvolvimento local e regional, porque os recursos gerados por ela fuçam na própria cidade”, diz ele.
Neste sentido, anuncia que a FACIAP Jovem e o Sebrae vão desenvolver programas de estímulo ao desenvolvimento regional de acordo com a vocação e o talento do local, az exemplo do que fez São Mateus do Sul, que foi num dos cases apresentados na Assembleia Geral Ordinária da entidade. “Eles estão se desenvolvendo graças a erva mate, estimulando toda a cadeia produtiva. Ela é a vocação da cidade”, disse o presidente.
Marcos Rinaldi sublinha que a FACIAP Jovem trabalha para preparar líderes éticos com visão associativista, que promovam ações que impactam positivamente o desenvolvimento de empresas e da comunidade. Seu objetivo é que a entidade seja chamada a discutir políticas públicas voltadas para o empreendedorismo, para o jovem empresário. “Estamos discutindo na Confederação Nacional do Jovem Empresário a questão da reforma trabalhista. E queremos usar este modelo de grupo de discussão em todas as nossas coordenadorias regionais. Mas queremos que estes grupos tenham um perfil mais propositivo do que crítico”, arrematou o líder empresarial.