Empresa associada à Aciap é destaque no segmento de massas e farinhas

A Podium Alimentos, associada à Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap), está entre as 10 melhores empresas do setor de massas e farinhas, conforme o ranking divulgado pela revista Globo Rural em seu 12º Anuário do Agronegócio deste ano. Na classificação do segmento, onde aparecem as gigantes da indústria de trigo, a Podium está em 5º lugar.
“O desempenho da Podium é motivo de orgulho para a nossa entidade e para a nossa diretoria”, diz o presidente da Aciap, João Roberto Viotto.
“Este quinto lugar mostra que com determinação, criatividade, investimentos em pesquisa e desenvolvimento de novos produtos as dificuldades econômicas são superadas e é possível sim conquistar novos mercados. A Podium, através de seus diretores e funcionários, merece o reconhecimento e os cumprimentos desta Casa”, destacou ele.
Fabricante da fécula in natura, polvilho azedo, tapioca, mandioca desidratada e especialmente do amido modificado para pão de queijo – segmento que detém 25% do mercado nacional -, a Podium Alimentos está presente, através de seus produtos, em todos os estados brasileiros, na Austrália, Estados Unidos, em alguns países da Europa, como Alemanha, Espanha e Portugal e da América do Sul, entre eles Argentina, Uruguai e Bolívia.
CRITÉRIOS – Para definir o ranking das melhores empresas do agronegócio do país, a revista Globo Rural tomou como base os questionários da pesquisa e as demonstrações contábeis enviadas à consultoria Serasa Experian. Para chegar ao resultado final a revista dá peso de 70% para os índices financeiros e 30% para a responsabilidade socioambiental.
Nos índices financeiros são avaliados quesitos como endividamento, que mede a proporção de recursos captados de terceiros em relação ao capital próprio investido, ou seja, a dependência do negócio em relação às dívidas; margem da atividade, que mede a rentabilidade sobre o faturamento líquido, considerando apenas a atividade principal da empresa; evolução da receita líquida, que verifica o aumento ou redução percentual (nominal) da receita líquida apurada no exercício anual; rentabilidade do patrimônio, que revela o lucro que a companhia gera com o dinheiro investido pelos acionistas; liquidez corrente, que avalia a relação entre o ativo circulante e o passivo circulante; e evolução do ativo, que vê o aumento ou redução em relação ao valor do ativo apurado no exercício anual anterior.
Em alguns dos quesitos avaliados, a Podium tem um desempenho ainda melhor, chegando ao segundo lugar entre as empresas do setor de massas e farinhas.
João Roberto Viotto lembra que a Podium, além dos irmãos Paulo Sérgio de Abreu Pierin e Ivo Pierin Júnior, tem também como diretor o industrial Maurício Gehlen, que foi presidente da Aciap.
“Ele (Maurício) fez uma grande gestão à frente da Associação, emprestou seu talento à nossa entidade, mostrou que é um empresário de visão e um verdadeiro empreendedor. Levou a Aciap a ser a melhor Associação Comercial do Paraná. O resultado para a sua empresa não poderia ser diferente”, analisa o presidente.