Empresa lança larvicida doméstico inédito com apoio da Fomento Paraná

CURITIBA – O governador em exercício, Ademar Traiano, assinou, em Curitiba, contrato de financiamento entre a Fomento Paraná e a Dexter Latina para o lançamento de um larvicida de uso doméstico para o combate a mosquitos transmissores de doenças.
É o primeiro larvicida brasileiro para uso doméstico a utilizar tecnologia de micro encapsulamento, que garante uma duração maior das aplicações.
O crédito, de R$ 5 milhões, faz parte da linha Inovacred, com recursos da Financiadora de Estudos e Projetos (Finep). Os valores são destinados a cobrir os custos de pesquisa em desenvolvimento do novo produto e marketing.
A empresa, com fábrica em São José dos Pinhais, na Região Metropolitana de Curitiba, pretende iniciar em 15 dias, em todo o País, as vendas do novo larvicida de uso doméstico. O produto é voltado, principalmente, para o combate dos mosquitos da dengue e malária.
“É um produto que já foi experimentado e teve resultados altamente satisfatórios. Portanto, o Governo do Paraná apoia a empresa para que ela possa fazer os investimentos nessa área de tecnologia”, disse Traiano, ao destacar o papel da Fomento Paraná no suporte a iniciativas inovadoras do setor produtivo no Estado.
TECNOLOGIA – O Straik Mata-Larvas levou três anos para ser desenvolvido pela Dexter Latina. É o primeiro larvicida brasileiro para uso doméstico a utilizar a tecnologia de micro encapsulamento, que permite uma duração maior das aplicações.
O larvicida permanece ativo por 60 dias e pode ser aplicado em vasos e outros recipientes, mesmo quando não há acúmulo de água.
De acordo com o diretor de Pesquisa e Desenvolvimento da Dexter Milton Braida, a principal vantagem é que o produto acaba com a larva do mosquito. Nas opções atuais do mercado, os produtos atuam no combate do mosquito adulto.
O produto mantém o princípio ativo dentro das microcápsulas, que são abertas assim que entram em contato com a água, eliminando as larvas de mosquitos, inclusive os da dengue e da malária.