Empresários de Paranavaí ainda precisam investir em adequações

Fabio Luiz Amâncio é morador de Paranavaí e depende da cadeira de rodas para se locomover. Para ele, as dificuldades estão diminuindo gradativamente, mas ainda há locais em que ele não consegue transitar pela calçada. Aí, não tem jeito: “Muitas vezes preciso ir pela rua”.
Entre as melhorias constatadas por Amâncio estão as rampas que muitos empresários estão fazendo nas portas de entrada dos estabelecimentos comerciais da cidade. “Antes, a gente tinha que chamar alguém da loja até a calçada. Essa mudança está facilitando”.
As adaptações foram recomendadas pelo Ministério Público. Quem não adequar a empresa com equipamentos de acessibilidade fica sujeito ao pagamento de multa e corre o risco de ter o estabelecimento fechado. Mas essa não é a intenção. A promotora de Justiça Susy Mara de Oliveira disse que o principal objetivo é proteger as pessoas com dificuldades de locomoção.
Ela disse que os resultados da ação de fiscalização iniciada pela Prefeitura de Paranavaí já estão aparecendo. “Os empresários estão fazendo as rampas de acesso”. Mesmo assim, é possível encontrar lojas no centro da cidade em que não existe a mínima condição de acessibilidade para cadeirantes, por exemplo. Até o mês passado, foram feitas mais de 3.000 notificações.
Susy Mara apelou para o bom senso dos comerciantes. “Muitas pessoas com deficiências querem comprar, mas não conseguem entrar nas lojas. Isso causa um grande constrangimento”. Sendo assim, disse a promotora de Justiça, é necessário que os lojistas cumpram as determinações legais.
Alaíde Barbirato faz parte do grupo de empresários que atenderam as determinações do Ministério Público. Na loja dela, a rampa de acesso foi construída há aproximadamente 20 dias e foi aprovada pelos clientes já perceberam a melhoria. “Estamos nos adaptando, e os cadeirantes gostaram da mudança que fizemos”.
ORIENTAÇÕES – No próximo dia 20 de agosto, às 18 horas, haverá palestra voltada para os empresários de Paranavaí. O objetivo é orientá-los sobre como fazer as adaptações necessárias e garantir condições de acessibilidade. Será na sede da Associação Profissional dos Engenheiros e Arquitetos de Paranavaí (Apeap).
Sob o tema “Acessibilidade: esclarecimentos técnicos e jurídicos”, o evento tem como público-alvo os comerciantes da cidade que ainda têm dúvidas sobre como fazer as adequações. A palestra está sendo organizada a partir de uma parceria entre a Apeap, a Associação de Microempresas do Noroeste do Paraná (Micropar) e o Conselho Regional de Engenharia e Agronomia do Paraná (Crea-PR).
As vagas são limitadas, por isso, é necessário se inscrever antecipadamente, ligando para (44) 3045-5800.