Empresários definem projetos que vão compor a Agenda Legislativa da Indústria 2014

CURITIBA – A Federação das Indústrias do Paraná (Fiep) realizou quarta-feira, em Curitiba, o encontro de convergência da Agenda Legislativa da Indústria 2014.
Empresários, presidentes de sindicatos industriais e lideranças do setor no Estado definiram quais são os temas prioritários que integrarão a próxima edição da publicação, que deve ser lançada em abril. Anualmente, a Agenda apresenta o posicionamento da Fiep sobre projetos de lei com impacto no setor produtivo que tramitam na Assembleia Legislativa.
“Esse trabalho nos ajuda a identificar possíveis ameaças que se apresentam ao setor produtivo no ambiente legislativo”, disse o presidente da Fiep, Edson Campagnolo, na abertura do evento.
“Com isso não queremos afirmar que a nossa opinião é a correta, mas mostrar que todas as proposições devem ser amplamente discutidas com os setores envolvidos”, acrescentou.
Para a Agenda Legislativa deste ano, o Departamento de Assuntos Legislativos da Fiep analisou todos os 831 projetos de lei ou de lei complementar apresentados na Assembleia Legislativa em 2013.
Desse total, foram identificadas 229 proposições que poderiam representar algum tipo de impacto sobre a indústria paranaense. Entre os projetos identificados, 119 seguiram tramitando e compuseram o Caderno de Priorização, documento base para a formulação da Agenda.
No encontro desta quarta, os participantes selecionaram 37 propostas consideradas mais relevantes e que comporão a Agenda, que será entregue a todos os deputados estaduais em seu lançamento.
O coordenador do Conselho Temático de Assuntos Legislativos da Fiep, Hélio Bampi, afirma que o acompanhamento do trabalho legislativo e o posicionamento claro apresentado na Agenda são importantes para embasar a atuação dos parlamentares. “É fundamental esse acompanhamento, porque sem ele muitas vezes podem passar projetos prejudiciais ao setor produtivo”, afirmou.