Empresários se reúnem para tratar sobre expediente dos supermercados aos domingos

Empresários do setor supermercadista se reúnem hoje, às 8h30, na sede da Associação Comercial e Empresarial de Paranavaí (Aciap). Em pauta, a abertura dos estabelecimentos aos domingos. A organização do evento é do Sindicato do Comércio Varejista (Sivapar).
A classe patronal diverge quando o assunto é a jornada de trabalho aos domingos. Enquanto a maioria dos empresários argumenta que o expediente gera custos altos e não garante retorno financeiro, o Super Muffato defende a abertura em todos os domingos do mês.
Entre os empregados, a opção é por não haver jornada de trabalho, conforme mostrou o resultado de uma assembleia da categoria realizada no dia 1º de maio. Os funcionários reclamam da remuneração inadequada.
No meio desta polêmica, algumas autoridades também se manifestaram sobre o assunto. O prefeito Rogério Lorenzetti disse que fechar os supermercados aos domingos representaria um retrocesso para o cenário econômico de Paranavaí.
Já o presidente da Aciap, Guto Costa, sugeriu uma alternativa: expediente nos dois primeiros domingos do mês, seguindo o calendário especial de funcionamento do comércio, que permite a abertura das lojas do centro e dos bairros no primeiro e no segundo sábado.