Encontro das indústrias de cerâmica será no dia 18, em São Carlos do Ivaí

Empresários fabricantes de blocos, tijolos, telhas e elementos de lajes em cerâmica terão a oportunidade de conhecer soluções, tendências do setor e normas de qualificação de produtos no Encontro das Indústrias Cerâmicas do Noroeste do Paraná. O evento será realizado nesta segunda-feira, às 19h30, na Casa do Trabalhador, que fica na Rua Marechal Deodoro, nº 910, em São Carlos do Ivaí.
A iniciativa é do Sebrae/PR, com o apoio da Associação Nacional da Indústria Cerâmica (Anicer) e do Serviço Nacional de Aprendizagem Industrial (Senai). O objetivo é disponibilizar soluções que auxiliem os empresários no processo de modernização de suas fábricas, melhorando os processos de gestão, atendendo as normas que impactam o elo da cadeia produtiva e, por consequência, aumentando a competitividade das empresas.
Durante o encontro, Joversi Luiz de Rezende, consultor do Sebrae/PR, fará a apresentação das soluções oferecidas pela entidade. Entre elas, está o Sebraetec – Serviços em Inovação e Tecnologia que incentiva, com subsídios de até 80% por empresa, a implantação do Programa Setorial da Qualidade (PSQ) de Telhas e Blocos Cerâmicos. O PSQ faz parte do Programa Brasileiro de Qualidade e Produtividade do Habitat (PBQP-H), desenvolvido pelo Ministério das Cidades.
“As indústrias de cerâmica representam um elo importante na cadeia da construção civil e, nos últimos anos, têm vivenciado crescimento. No entanto, ainda falta implantação de tecnologias que garantam diferencial por meio da qualidade dos produtos de acordo com as normas técnicas. Por esse motivo, o Sebrae/PR tem o interesse de auxiliar o setor de cerâmica para que adquiram processos adequados e conquistem mais espaço no mercado”, destaca Joversi Rezende.
Antônio Carlos Pimenta, assessor técnico e da qualidade da Anicer, também comparecerá ao evento e palestrará sobre as tendências do setor da construção civil e sobre as normas de desempenho e de regulamentação. No início da explanação, Antônio Pimenta diz que contextualizará o mercado brasileiro, apontando a carência de infraestrutura na área habitacional e a alta das readequações sustentáveis que impulsionam a demanda por produtos cerâmicos.
“Além de ser mais sustentável do que o concreto, conforme comprovam pesquisas que apresentarei na palestra, a cerâmica é um material com excelente desempenho, baixo custo de fabricação e extrema durabilidade. Contudo, para ganhar mercado, não basta dizer que o produto tem qualidade, é preciso implantar o PSQ para mostrar o compromisso com a excelência, já que as construtoras certificadas pelo PBQP-H são obrigadas a utilizar em suas obras produtos qualificados ou certificados”, frisa.  
O assessor técnico também esclarecerá a atuação do PSQ, que não certifica, mas abre as portas para as empresas buscarem selos em órgãos credenciados pelo Instituto Nacional de Metrologia, Normalização e Qualidade Industrial (INMETRO). A Norma de Desempenho, segundo Antônio Pimenta, também entra em pauta porque os ceramistas têm condições de fabricar produtos que atendam aos requisitos, como durabilidade de paredes e coberturas, e isolamento acústico e térmico dos imóveis.
“Os empresários precisam ter consciência da importância da padronização da qualidade e adequação aos requisitos. Hoje também é urgente a necessidade de responsabilidade ambiental e, por isso, precisamos investir na qualidade deste ramo para não perdermos espaço para outros produtos menos sustentáveis”, alerta Antônio Pimenta.
Inscrições – A participação no evento é gratuita e os empresários devem efetivar inscrições na Central de Relacionamento do Sebrae/PR, pelo 0800 570 0800.
Mais informações sobre a atuação do Sebrae/PR no setor da construção civil do Noroeste do Paraná podem ser obtidas na sede da entidade, em Maringá, que fica na Avenida Bento Munhoz da Rocha Neto, nº 1.116, telefone (44) 3220-3474.