Encontro debate tecnologias topográficas

Paranavaí sediou, nos dias 10 e 11, no campus da Unipar (Universidade Paranaense), o 6º Encontro de Topografia promovido pela Duke Energy.
O evento teve como objetivo proporcionar um amplo debate sobre novas tecnologias e emprego de melhores práticas em levantamento topográfico e geodésia na geração de energia elétrica, meio ambiente, ocupação do solo, regularização de áreas, gestão fundiária, entre outros.
Participaram profissionais e estudantes do ensino técnico e superior, com atuação voltada ao setor elétrico ou à topografia e geodésia ligadas ao meio ambiente, em atividades agropecuárias, científicas ou tecnológicas.
Para a integrante do CREA-PR, Leoni Dal-Prá, o Encontro de Topografia proporciona um avanço nos debates sobre o emprego da tecnologia em benefício da atividade, na região da Bacia do Paranapanema.
“Nosso objetivo é sempre aprimorar a qualificação e capacitação dos profissionais que atendem o mercado local. Além da parte técnica, é uma oportunidade de mostrar que responsabilidade, moral e ética são fundamentais no exercício da profissão”, afirma.
No último dia da programação, as atividades práticas com apresentações de equipamentos, simulações e visualização de estudos, foram conduzidas por representantes da empresa Alezi Teodolini, especializada em equipamentos topográficos.
De acordo com o engenheiro cartográfico, Danilo Rodrigues, a iniciativa proporcionou a interação e ampliou os conhecimentos de estudantes e profissionais da área. “Os participantes tiveram contato com tudo que há de mais novo neste segmento, como os aparelhos mais recentes que auxiliam o trabalho topográfico, permitindo dados mais precisos, em menos tempo e, essencialmente, com alta qualidade”, comentou.

SAIBA MAIS
Consideradas fundamentais na geração de qualquer base cartográfica, a topografia e a geodésia são utilizadas em levantamento de barragens, redes elétricas, telefônicas, hidráulicas; cálculos de volume de aterros e terraplenagens; plantas topográficas de lotes e áreas edificadas; mapeamento de lavouras e áreas de preservação permanente; rodovias; etc.
A topografia trata de projetos de até 10 quilômetros de lados (considerando o terreno como plano). Já a geodésia abrange os que excedem esse limite, sendo necessário considerar a curvatura da Terra em suas medições.