Encontro discute importância da Rede de Proteção à Criança e ao Adolescente

A Comissão Intersetorial de Medidas Socioeducativas realizou ontem o 2º Encontro Intersetorial com o objetivo de promover o fortalecimento na execução das medidas socioeducativas em Paranavaí.
A formação continuada tem como finalidade o aprimoramento das competências pessoais, interpessoais e técnicas de toda a Rede de Proteção à Criança ao e Adolescente do município.
A presidente do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA), Silvânia Maria de Souza Dias, ressaltou que “há um trabalho conjunto entre as secretarias de Assistência Social, Educação, Saúde e o CMDCA para o desenvolvimento de melhores políticas para crianças e adolescentes”.
Segundo a secretária de Assistência Social, Tasiane Cristina de Souza, a união entre os setores da Prefeitura, do Conselho e também da Justiça vai ajudar o desenvolvimento de boas ações. “A assistência social sozinha não é capaz de engajar e reconstruir a história de adolescente nenhum. Precisamos do comprometimento e apoio de todos os órgãos, assim como temos hoje. Tenho certeza que seremos capazes de melhorar e muito essa política”.
A secretária de Educação, Adélia Paixão, valorizou o encontro e afirmou que “nossas ações precisam estar integradas. Não há como fazer uma boa administração sem a política intersetorial. Se observarmos os municípios que obtiveram sucesso em todo o país, é possível perceber que há integração. A única forma de resgate é a intersetorialidade, não há outra forma”.
O evento contou com a palestra “Trabalho em rede e a execução das medidas socioeducativas: o desafio de transformar a rede de serviços em rede de proteção à criança e adolescente”, proferida pela diretora adjunta do Departamento de Atendimento Socioeducativo da Secretaria de Estado da Justiça, Trabalho e Direitos Humanos do Paraná, Juliana Biazze Feitosa.
Segundo Juliana, o fato de todas as secretarias e responsáveis estarem reunidos no evento, já mostra que o município tem um grande diferencial.
“Fico muito feliz por participar de um evento que já foi construído em rede. Começar o planejamento de forma unida demonstra como o município caminha na direção da integração das políticas e facilita a execução das ações”, afirmou.