Encontro em Paranavaí debaterá vantagens da educação integral

O Projeto Arte e Cultura desenvolvido pelo Centro de Atendimento Especial à Criança e ao Adolescente de Paranavaí (Cecap) foi finalista no Prêmio Itaú-Unicef 2013. A conquista garantiu à instituição a oportunidade de reunir profissionais de diferentes áreas de atuação em no Encontro de Educação Integral, no dia 23 de setembro, das 8 às 11h30, no Centro de Eventos.
Diretora do Cecap, Líria Balestieri disse que o grande objetivo é debater as vantagens da educação integral em relação ao sistema de educação em tempo integral. A diferença, explicou, é que no primeiro caso os estudantes têm contato com diferentes “atores educacionais”, em diferentes lugares. Assim, têm contato com uma “variedade maior de informações e com mais qualidade”.
Um exemplo dado por Líria foi a parceria entre o Cecap e a Escola Municipal Getúlio Vargas: as crianças ficam um período no ambiente escolar e outro período na instituição.
Na avaliação da diretora, o Encontro de Educação Integral vai “trazer uma importante discussão e ampliar os horizontes”. Para Líria, apesar dos avanços nos últimos anos com a implantação de escolas que atendem em tempo integral, ainda é possível chegar mais longe.
O evento será custeado pelo Centro de Estudos e Pesquisas em Educação, Cultura e Ação Comunitária (Cenpec) juntamente à Fundação Itaú Social. A organização recebe o apoio das secretarias municipais de Educação e de Assistência Social.