Encontro sobre autismo neste sábado

Amanhã (sábado), haverá Encontro Sobre Autismo no Auditório da Santa Casa de Paranavaí (Rua Rio Grande do Sul, 2.425, centro). O evento acontece entre 15h e 18h30, sendo aberto ao público e gratuito.
Na programação estão previstas as seguintes palestras: Caracterização e Direitos da Criança com TEA, ministrada pela professora/doutora Aline Tacon Dambros; Atuação da Terapia Ocupacional e Autista, com a terapeuta ocupacional Eulália Hamada; Importância da Intervenção Fonoaudiológica na Criança com TEA, a cargo da fonoaudióloga Karissa Aued; Nutrição e a Questão Sensorial no Tea, proferida pela nutricionista Elizangela Bernardo.
A realização é do Núcleo Integrado de Especialidades do Desenvolvimento Humano (NiedH) e Pais Responsáveis Organizados pelas Pessoas com Transtorno Espectro Autista (ProdTea-Paranavaí).
A presidente do ProdTea, Karina Gardim, informa que o evento será realizado mensalmente com a equipe da Clínica NiedH e outros profissionais.  
PRESTE ATENÇÃO – Os principais sintomas do autismo são: Fala ruim ou ausência de fala; Choro ou risadas inapropriadas; Falta de habilidade em se relacionar; Hiperatividade ou muita passividade; Sensibilidade a alguns sons; Falta de consciência do perigo; Apego a objetos diferentes; Dificuldade em lidar com alterações de rotina; Brincar de forma estranha com brinquedos. Fique atento, busque apoio. Em Paranavaí, Grupo ProdTea – (44) 99903-7431.  
ATENDIMENTO – Pais ou responsáveis que tiverem dúvidas em relação ao autismo devem levar os filhos inicialmente a uma unidade básica de saúde (UBS). Caberá ao médico o encaminhamento.
Nos casos de Paranavaí e Loanda o encaminhamento se dá para o Caps – Centro de Atenção Psicossocial (Paranavaí tem o Caps-I – Infantil). Onde não há Caps, as crianças e adolescentes diagnosticados são atendidos na Apae (Associação de Pais e Amigos dos Excepcionais).
O QUE É – O autismo é uma síndrome que afeta vários aspectos da comunicação, além de influenciar também no comportamento do indivíduo.
Segundo dados do CDC (Center of Deseases Control and Prevention), órgão ligado ao governo dos Estados Unidos, existe um caso de autismo a cada 110 pessoas. Dessa forma, estima-se que o Brasil, com seus mais de 200 milhões de habitantes, possua cerca de dois milhões de autistas. (Fonte: USP.br/espacoaberto)