Endividamento das famílias paranaenses fica estável em setembro

CURITIBA – O número de paranaenses endividados se mantém estável e chega a 88,4% em setembro.
O dado faz parte da Pesquisa Nacional de Endividamento e Inadimplência do Consumidor (Peic), elaborada pela Confederação Nacional do Comércio de Bens, Serviços e Turismo (CNC) e divulgada pela Federação do Comércio de Bens, Serviços e Turismo do Paraná (Fecomércio PR).
Em agosto, o percentual de famílias com dívidas foi de 88,8% e, em setembro do ano passado, o índice era de 86,4%. As dívidas pesquisadas são referentes a cheques pré-datados, cartão de crédito, cheque especial, carnês de loja, empréstimo pessoal e prestação de carro ou casa.
Em relação a agosto, o número de famílias com contas em atraso é praticamente o mesmo, com leve variação de 23,8% para 23,6% em setembro. No entanto, em relação a setembro de 2013, a pesquisa demonstra que houve um pequeno aumento nos pagamentos em atraso, quando o percentual era de 20,3%.
O mesmo acontece com a quantidade de pessoas que afirmam não ter condições de quitar as dívidas. A diferença entre agosto e setembro é mínima, com 8,4% e 8,6%, respectivamente. Em setembro de 2013, esse mesmo indicador era de 7,8%.
Há três anos consecutivos os paranaenses figuram na lista dos maiores devedores do Brasil, que possui 63,1% da população com algum tipo de conta a pagar. No entanto, não é o Estado com o maior número de inadimplentes. O percentual de famílias sem condições de pagar suas dívidas está um pouco acima da média brasileira, que ficou em 5,9% em setembro.