Engenheiro fala sobre os danos e a recuperação do asfalto em Paranavaí
O engenheiro Carlos Alberto Shoji, da Secretaria de Desenvolvimento Urbano, de Paranavaí, explica que, por causa das características do material usado para pavimentação, são necessários pelo menos 2 dias de sol antes e depois da execução dos serviços.
“Não basta não chover. Se o clima estiver úmido, sem sol, o material não seca e todo o serviço pode ficar comprometido. É o que chamamos de ‘dias impraticáveis’. Mesmo sem chuva, não há como executar o serviço com qualidade”, afirmou o engenheiro Carlos Alberto Shoji.
“Nós estamos asfaltando as ruas com material quente, o CBUQ. A base em solo cimento precisa estar bem seca para receber o asfalto por cima. O que acontece é que, com esse período de chuvas constantes, num intervalo de apenas dois ou três dias, a base absorve muita água e fica úmida. Se não tiver sol e o material não secar bem, no momento em que o caminhão passar por cima da base para aplicar o CBUQ, essa base vai afundar por causa da umidade e todo o serviço se perde. Se isso acontece, é necessário retirar o material e recomeçar todo o trabalho de base para fazermos um serviço de qualidade, que não apresente problemas no futuro”, detalha.
O engenheiro lembra ainda que, com o intenso volume de chuvas registrado no mês de junho, as equipes conseguiram trabalhar efetivamente com pavimentação apenas 5 ou 6 dias durante o mês. A previsão é de que até sábado o tempo continue firme e seco em Paranavaí, o que possibilita que os serviços sejam retomados.
“Vamos conseguir executar alguns trechos se o tempo continuar assim. Mas, mesmo tendo que interromper os serviços de pavimentação nos dias úmidos, continuamos trabalhando com o tapa-buracos e outros serviços emergenciais nos pontos mais críticos, para diminuir os riscos de acidentes e dar condições de tráfego na cidade”, frisa Shoji.
Equipes trabalham com ligação de galerias e tapa-buracos
Com o tempo firme dos últimos dois dias, as secretarias de Infraestrutura, Meio Ambiente e Agricultura podem dar sequência aos serviços de reparos e manutenção das vias, dos espaços públicos e das estradas rurais do município de Paranavaí.
Ontem, a Secretaria de Infraestrutura concentrou os serviços em quatro frentes distintas. Na primeira, as equipes trabalharam para melhorar o escoamento de água para os moradores da região do Clube Harmonia com a ligação de galerias que até então não eram interligadas.
Nas outras três frentes, a Secretaria executou ainda a operação tapa-buracos na Rua Antônio Cauneto e em diversas vias da região central, o patrolamento da Rua Vista Alegre e a limpeza da Rua Bahia, esquina com a Rua Amapá, em preparação para a recuperação da via.
Já a Secretaria de Agricultura iniciou um trabalho de recuperação das vias não asfaltadas e estradas rurais de acesso do Distrito de Mandiocaba.
Enquanto isso, as equipes da Secretaria de Meio Ambiente executaram as roçadas em seis pontos: na Praça da Igreja São Sebastião, no Teatro Municipal Dr. Altino Afonso Costa, na Casa do Artesão, na ciclovia da Rua Guaporé e nas Avenidas Domingos Sanches e Mauá.