ENGOLIR SAPOS PODE NÃO SER A MELHOR OPÇÃO
Alguma vez você já teve que “engolir algum sapo” por conta do seu gerente ou patrão?
A expressão popular “engolir sapos” significa; fazer algo contrariado, ser insultado e não reagir, não revidar ao ser provocado, acumulando ressentimento, ou ser repreendido de forma indelicada e injusta.
Não é fácil ir contra a opinião daquele que detém o poder. Mas, se você se acostuma com situações como: realizar tarefas frustrantes, aceitar levar uma bronca injusta, nunca opinar sobre nada no trabalho por medo de ser repreendido, pode estar dando um tiro no pé e atrapalhando sua ascensão profissional. Além disso, “engolir sapos” pode lhe causar um enorme estresse, comprometendo sua saúde física e emocional. A atitude de um funcionário que sempre aceita tudo e não expõe ou contesta ideias pode ser encarada como falta de interesse.
Os sapos nunca são engolidos totalmente. Em algum momento, a coisa explode e os sapos são expelidos de alguma maneira. Dizendo o que deveria, mas da forma que não deveria. O mais adequado é conversar com tranquilidade e em particular com seu chefe quando acontece algo que o desagrade moralmente.
Acredito que todos nós já tivemos que engolir algum sapo em algum momento de nossa vida, e não estou dizendo que é para você sair reagindo contra todos ou contra tudo o que lhe desagrade, o importante é termos bom senso para saber quais sapos devem ser engolidos e em quais momentos.
Porém, não se coloque o tempo todo em situação de vítima, algumas críticas podem ser aproveitadas para o crescimento pessoal e profissional.
Por outro lado, o chefe que o tempo todo trata seus funcionários com falta de educação deveria fazer um curso de boas maneiras. Você pode ser rígido sem ser mal educado.
Afine-se para o sucesso!
Colaboração de Fabiano Brum