Entidade divulga suspensão das aulas na quarta e Núcleo fala em dia normal

A APP-Sindicato/Núcleo de Paranavaí distribuiu comunicado neste final de semana informando que não haverá aula na próxima quarta-feira, dia 26 de novembro.
É uma forma de manifestar contra a suspensão das eleições para diretores e também contra o que classifica como outras motivações arbitrárias. Cita a agressão sofrida por professores em reunião da Assembleia Legislativa no dia 04 deste mês. Núcleo de Educação diz que as aulas serão normais.  
A APP faz uma citação especial para os moradores das áreas próximas das Escolas Públicas Estaduais, alertando para o recesso/protesto. A decisão foi tomada pela assembleia estadual dos professores, realizada no dia 08 de novembro em Apucarana.
Ainda segundo a entidade representativa da classe, os professores consideram um golpe do governo estadual a suspensão das eleições para diretores das escolas, programadas anteriormente para a quarta, agora data de manifestação.
Quanto à agressão citada, a APP se refere à ordem do presidente da Assembleia, Valdir Rossoni, para a retirada de professores do plenário. No episódio ficaram feridos os professores paranavaienses – Ivan Ramos Bernardo e Sandra Thaís Gomes – que juntamente com outros profissionais da educação de todo Estado, estavam protestando contra a prorrogação dos mandatos dos diretores por mais um ano.
TEOR – “Esta paralisação é o nosso repúdio por um governo que já por várias vezes vem se posicionando acima da lei e agora mais recentemente vem fazendo a prática do "tratoraço" na Assembleia Legislativa, além de anunciar o fechamento das escolas de EJA – Educação de Jovens e Adultos – e exercer outras formas de violência: excesso de alunos por turmas, falta de condições de trabalho, falta de atendimento médico-hospitalar digno, falta de concurso público. Desta forma pedimos a compreensão da sociedade, dos pais e dos estudantes, afinal, a luta de hoje pode ser a vitória de amanhã nos interesses da educação pública.  E também pedimos a toda nossa categoria que sejamos fortes neste momento, com uma grande adesão”, conclui a nota da APP.
NÚCLEO DE EDUCAÇÃO – A chefe do Núcleo de Educação de Paranavaí, Rosana Mulbarack Lara, disse ontem que a orientação aos pais é para que mandem os filhos à escola normalmente. Quanto aos professores, explica, haverá registro em caso de falta, além de reposição da aula. Ela esclarece que a aula é um direito do aluno e que precisa ser garantido.