Entre 30 mil e 40 mil visitantes são esperados em cemitérios de Paranavaí
Entre 30 mil e 40 mil pessoas deverão ir aos cemitérios de Paranavaí nesta quarta-feira (2), Dia de Finados. Na área central da cidade e no Jardim São Jorge, os visitantes poderão participar da celebração da missa em dois horários, às 9 e às 17 horas.
Tradicionalmente, o dia é reservado para homenagens aos familiares e aos amigos que já morreram. Pelo costume religioso, as pessoas levam flores e velas aos túmulos e fazem orações, intercedendo pelas almas.
Ontem, alguns comerciantes já estavam na área externa do Cemitério Municipal, vendendo produtos típicos do Dia de Finados. Eles retornarão ao local nesta quarta-feira.
Uma orientação importante é que os visitantes tomem cuidado ao levar itens que possam acumular água, por exemplo, vasos e embalagens plásticas. Os vasos deverão ser preenchidos com areia ou terra. As embalagens, jogadas no lixo.
Essas medidas são essenciais para evitar a proliferação do Aedes aegypti, mosquito que transmite dengue, chikungunya e zika. É que o ciclo de reprodução do inseto depende de água acumulada em qualquer tipo de superfície e temperaturas altas.
MISSAS – No Cemitério Municipal de Paranavaí, no centro, a missa das 9 horas será celebrada pelo bispo diocesano dom Geremias Steinmetz em parceria com o pároco da Igreja Nossa Senhora de Fátima, do Distrito de Sumaré, Paulo Alves Martins. Às 17 horas, a cerimônia religiosa ficará a cargo do padre Inácio Shiroff, da Catedral Maria Mãe da Igreja.
No Cemitério Parque Recanto da Saudade, no Jardim São Jorge, a primeira missa, às 9 horas, terá como celebrante o padre Romildo Neves Pereira, que presta serviço na Cúria Diocesana. Às 17 horas, a celebração será presidida pelo padre Amarildo Izidoro da Silva, da Paróquia Nossa Senhora do Carmo, do São Jorge.