EQUILÍBRIO MENTE, CORPO E ESPÍRITO
O ser humano precisa ser visto sempre nestas três dimensões e as três merecem igual respeito e consideração. A maioria das pessoas não dá a devida atenção às três. Teve um tempo que a Igreja Católica e a maioria das religiões ocidentais davam especial atenção ao espiritual, se preocupando apenas em salvar a alma (espírito). Lembram os mais antigos o que se escrevia nos Cruzeiros erguidos após as missões populares? “Salve tua alma”. Depois do Concílio Vaticano II (1962-64) a frase foi mudada para “Unidos em Cristo”.
Até hoje, muitas igrejas e grupos religiosos investem muito mais no espiritual, achando que através dele sejam resolvidos todos os nossos problemas. Quando surgiram os movimentos espirituais como Cursilho, TLC e outros, as pessoas eram levadas para fazer e saírem de lá “convertidas”. Nossa, e como saiam, “cuspindo água benta”! Belos depoimentos eram dados ao final desses encontros e saiam de lá dispostos a mudarem o mundo. Quanto tempo durava aquele “fogo” de conversão? Quantos perseveravam? Hoje falam em Acampamentos, como uma proposta de transformação da vida das pessoas. Por quanto tempo dura e quais os resultados de uma mudança sólida?
Nada contra tudo isto e muitos outros exercícios como adorações, retiros, novenas, terços, grupos de oração etc., sem comentar o das Igrejas Pentecostais. Porém, eu acredito que estamos esquecendo de que o ser humano tem um corpo e uma mente, tão merecedores de atenção quanto o espírito (alma).
Cuidar do corpo, afinal ele, como diz o Apóstolo Paulo, “é o santuário de Deus e Deus habita nele”. Isto já bastaria para que desse ao meu corpo o máximo de respeito e valorização. Cuidar do corpo para que ele possa gozar de saúde física. Lembre-se que nosso corpo precisa de uma alimentação saudável, de sono de qualidade, água o bastante, já que ele possui 75% de água, precisa também de exercícios, pois o sedentarismo causa muitos problemas ao corpo. Porém, como diziam os gregos: “Mente sadia, corpo sadio”. Então, não dá para pensar num corpo sadio sem uma mente sadia. Mente sadia é você estar sempre com pensamentos sadios, pensamentos positivos, afirmações positivas. Sabe quais são as pessoas mais doentes? As que vivem com baixa autoestima, pouco amor próprio e sempre reclamando da vida. Nada é bom, só enxergam o que é negativo. Pra piorar ainda mais, fazem questão de ficar vendo esses programas policiais onde mostram violência. Comece, desde o acordar, a alimentar-se de bons pensamentos, produzindo uma energia boa que vai contaminando seu ambiente, os relacionamentos e a vida. Portanto, cuidemos de manter uma saúde espiritual, mental e corporal.
Colaboração de Josué Ghizoni