Equipamento reduz pela metade tempo de construção de trincheira na PR-415
CURITIBA (ANPr) – Um novo equipamento de escavação – o clamshell – reduz pela metade o tempo de construção da nova trincheira na duplicação entre Curitiba e Piraquara. Usando a tecnologia da “parede-diafragma”, a obra está mais rápida no cruzamento da Rodovia João Leopoldo Jacomel (PR-415) com a Avenida Jacob Macanhan. O Governo do Paraná está investindo R$ 145 milhões na duplicação da rodovia.
A previsão do DER era executar mil metros cúbicos de parede em um mês de obra. Entretanto, nesse período, já foram feitos quase 2 mil metros cúbicos. A nova escavadeira, diferente do processo tradicional, faz recortes no solo no tamanho exato para a colocação das ferragens. Logo em seguida, é despejado o concreto, que quando endurecido vai formar a parede lateral da trincheira.
Pelo processo tradicional, a escavação exigiria a retirada da terra para a construção da parede, o que demoraria o dobro do tempo. Quando concluída esta etapa, as equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vão construir a parte superior da trincheira para depois fazer a retirada da terra onde passará o novo trecho da rodovia.
A previsão do DER era executar mil metros cúbicos de parede em um mês de obra. Entretanto, nesse período, já foram feitos quase 2 mil metros cúbicos. A nova escavadeira, diferente do processo tradicional, faz recortes no solo no tamanho exato para a colocação das ferragens. Logo em seguida, é despejado o concreto, que quando endurecido vai formar a parede lateral da trincheira.
Pelo processo tradicional, a escavação exigiria a retirada da terra para a construção da parede, o que demoraria o dobro do tempo. Quando concluída esta etapa, as equipes contratadas pelo Departamento de Estradas de Rodagem do Paraná (DER-PR) vão construir a parte superior da trincheira para depois fazer a retirada da terra onde passará o novo trecho da rodovia.