Erosão pode atingir casas do Conjunto Vitória
Uma grande erosão aberta durante a chuvarada do início da semana no Conjunto Habitacional Vitória, em Alto Paraná, ameaça destruir sete casas do total de 64 construídas no local. Uma das residências está a cerca de seis metros da vala, que deve aumentar com novas chuvas previstas para os próximos dias. “Estou com muito medo de que o buraco aumente e engula minha casa, é começar a chover pra preocupação aumentar ainda mais”, disse a dona de casa Andreia Farias Rizzato.
O Conjunto Habitacional Vitória não possui rede de galerias para captação da água das chuvas, o que segundo os moradores fez com que os estragos fossem ainda maiores. “Se tivessem feito as galerias e o asfalto, creio que não teria aberto esse buracão”, disse outra moradora que teme acidentes com crianças no local.
O secretário de Estradas e Infraestrutura de Alto Paraná, Rubens Satim explicou que o Conjunto já deveria ter ganhado galerias e asfalto. “O projeto de construção de galerias e asfalto estavam inclusos no PAC-2, mas por uma série de problemas de caixa do governo federal não foi liberado o recurso”, explicou Satim que disse ainda que a prefeitura já está em contato com o governo do Estado para firmar convênio para obras de galerias no Conjunto Vitória e recape nas ruas da cidade. “O governo do Estado já sinalizou a intenção de liberar R$ 2,5 milhões para obras de infraestrutura em nossa cidade”, disse.
O secretário relatou ainda que a cidade que possui cerca de 700 quilômetros de estradas em seu território, teve 11 pontes danificadas, algumas destruídas por completo. “Em todo o tempo que trabalho na prefeitura nunca vi destruição igual provocada pela chuva”, finalizou Satim que há 15 anos é responsável pela manutenção de estradas rurais e urbanas da cidade.