Escola municipal Flávio Luiz Botter supera meta estipulada para o Ideb

A escola municipal Flávio Luiz Botter, em Santa Cruz de Monte Castelo  superou a projeção de 4,7 do Ideb (Índice de Desenvolvimento da Educação Básica), alcançando 5,2 no índice registrado em 2015, meta que pela projeção só seria alcançada nos próximos anos. “Trabalho, capacitação contínua e aplicação”, são as palavras mencionadas pelos professores após este feito.  
O Ideb funciona como um indicador nacional que possibilita o monitoramento da qualidade da Educação pela população por meio de dados concretos, com o qual a sociedade pode se mobilizar em busca de melhorias.
O cálculo do índice é a partir de dois componentes; a taxa de rendimento escolar (aprovação) e as médias de desempenho nos exames aplicados pelo INEP. Os índices de aprovação são obtidos a partir do Censo Escolar, realizado anualmente. As médias de desempenho utilizadas são as da Prova Brasil, para escolas do município.
A diretora Valdinéia Januário Scanacapra fez questão de salientar o trabalho de equipe e dedicação dos professores, que de forma conjunta atenderam as orientações advindas da Secretaria de Educação, e colocaram em prática as orientações, além disso, conscientizaram os pais que deram total apoio aos professores e fizeram sua parte, estudando com seus filhos nas tarefas de casa.
Para secretária de Educação, Valdevina da Cunha Guerreiro a superação da meta, mostra que a escola esta no caminho certo parafraseando Paulo Freire . “É fundamental diminuir a distância entre o que se diz e o que se faz, de tal forma que, num dado momento, a tua fala seja a tua prática”.
“E com este pensamento e esta garra, e consonância de ideias que vem sendo trabalhado em todas as escolas no município. Parabéns a Diretora Valdinéia a todo corpo docente, discente, pais e funcionários da escola, pois sozinhos somos fracos, mais juntos somos fortes”, finalizou a secretária. (RP)