Escola não pode comprometer infância, diz doutora
BRASÍLIA – O maior desafio para educação infantil é que a infância não seja comprometida.
É o que pensa a professora Emilia Cipriano Sanches, coordenadora do Instituto “Aprender a Ser”, de São Paulo. Doutora em educação, ela fez uma palestra para a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, em Brasília. “O grande desafio é não roubar a infância das nossas crianças”.
Emilia falou sobre “A Educação Infantil frente aos Desafios da Atualidade”. Na avaliação da professora, a sociedade precisa dar mais atenção às crianças. “Nossas crianças não têm atenção suficiente; falta carinho, toque e mais respeito. A criança precisa ser percebida e entendida. Não estamos tendo tempo para escutar nossos pequenos”.
A doutora também destacou a importância da existência de um profissional gabaritado para a educação infantil: “O profissional que trabalha com criança tem que ter consistência e uma sólida formação profissional permanente que o capacite para entender as necessidades de cada uma”. Ela falou ainda sobre como deve ser a escola para os pequenos. “A escola deve ser o espaço de convivência da criança; é onde ela vai aprender a se socializar, viver em coletividade e respeitar o outro. É na escola que ela tem a percepção de mundo”, destacou.
Emilia Cipriano apontou a falta de espaços para as crianças também como um fator prejudicial para o seu desenvolvimento. “A maioria das cidades não tem espaço e parques para crianças. Os espaços têm que ser bonitos, bem cuidados, coloridos e que proponham liberdade e acolhimento para ser decisivo na formação dos pequenos”.
Ainda segunda a professora Emilia, a Pedagogia da infância é a construção de um trabalho junto às crianças de zero a 10 anos que, apesar de ser formalmente estruturado, pretende garantir a elas viver plenamente a sua infância, sem imposição de práticas ritualísticas inflexíveis, tais como se cristalizam nas rotinas domésticas, escolares ou hospitalares.
O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), reforça o debate da professora. “A educação infantil é ainda relegada a uma subeducação, como se não fosse fundamental, e ela é a base de toda construção da criança ao longo da sua vida”, destaca o parlamentar paranaense. “Devemos trabalhar para mudar essa realidade, para valorizar as nossas crianças”, ressaltou.
O deputado da educação também destacou o papel dos mestres na vida escolar das crianças: “Quanto aos professores que ensinam nossos pequenos, precisamos dos melhores talentos, e bem remunerados. Este profissional precisa de uma boa formação para escutar a criança e deixar que sua criatividade floresça, se solte”, salientou.
É o que pensa a professora Emilia Cipriano Sanches, coordenadora do Instituto “Aprender a Ser”, de São Paulo. Doutora em educação, ela fez uma palestra para a Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, em Brasília. “O grande desafio é não roubar a infância das nossas crianças”.
Emilia falou sobre “A Educação Infantil frente aos Desafios da Atualidade”. Na avaliação da professora, a sociedade precisa dar mais atenção às crianças. “Nossas crianças não têm atenção suficiente; falta carinho, toque e mais respeito. A criança precisa ser percebida e entendida. Não estamos tendo tempo para escutar nossos pequenos”.
A doutora também destacou a importância da existência de um profissional gabaritado para a educação infantil: “O profissional que trabalha com criança tem que ter consistência e uma sólida formação profissional permanente que o capacite para entender as necessidades de cada uma”. Ela falou ainda sobre como deve ser a escola para os pequenos. “A escola deve ser o espaço de convivência da criança; é onde ela vai aprender a se socializar, viver em coletividade e respeitar o outro. É na escola que ela tem a percepção de mundo”, destacou.
Emilia Cipriano apontou a falta de espaços para as crianças também como um fator prejudicial para o seu desenvolvimento. “A maioria das cidades não tem espaço e parques para crianças. Os espaços têm que ser bonitos, bem cuidados, coloridos e que proponham liberdade e acolhimento para ser decisivo na formação dos pequenos”.
Ainda segunda a professora Emilia, a Pedagogia da infância é a construção de um trabalho junto às crianças de zero a 10 anos que, apesar de ser formalmente estruturado, pretende garantir a elas viver plenamente a sua infância, sem imposição de práticas ritualísticas inflexíveis, tais como se cristalizam nas rotinas domésticas, escolares ou hospitalares.
O presidente da Frente Parlamentar da Educação do Congresso Nacional, deputado Alex Canziani (PTB-PR), reforça o debate da professora. “A educação infantil é ainda relegada a uma subeducação, como se não fosse fundamental, e ela é a base de toda construção da criança ao longo da sua vida”, destaca o parlamentar paranaense. “Devemos trabalhar para mudar essa realidade, para valorizar as nossas crianças”, ressaltou.
O deputado da educação também destacou o papel dos mestres na vida escolar das crianças: “Quanto aos professores que ensinam nossos pequenos, precisamos dos melhores talentos, e bem remunerados. Este profissional precisa de uma boa formação para escutar a criança e deixar que sua criatividade floresça, se solte”, salientou.
F/ (emilia – alex 1)
Segundo Emilia Cipriano, não comprometer a infância é um dos maiores desafios da educação