Escolas municipais recebem certificado de destaque por desempenho no Ideb 2015
Foram certificadas as três escolas que tiveram maiores avanços (em pontuação) num comparativo entre as notas do Ideb de 2013 e 2015.
As três melhores médias do município foram alcançadas por quatro escolas municipais (uma vez que houve empate na terceira colocação), que também receberam os certificados entregues pelo prefeito Rogério Lorenzetti e a secretária de Educação, Cida Gonçalves.
As três escolas municipais que tiveram maiores avanços na nota do Ideb foram a Escola Municipal Jayme Canet, que passou de 6,5 para 7,8 (1,3 ponto a mais); a Escola Municipal Ilda Campano Santini, que passou de 5,6 para 6,9 (também 1,3 ponto de avanço); e a Escola Municipal Getúlio Vargas, que subiu 0,9 ponto, passando de 5,3 para 6,2.
O avanço foi medido através da comparação das notas obtidas pelas escolas em 2013 e 2015.
A Escola Municipal Jayme Canet também foi a instituição de ensino com a maior nota do Ideb 2015, alcançando a média de 7,8. Em seguida estão a Escola Municipal Hermeto Botelho, com média 7,7, e as escolas Cecília Meireles e Maria Schuroff Back (Distrito de Graciosa), empatadas em terceiro lugar com a média de 7,3.
“Uma vez li algo sobre a evolução educacional de uma cidade bem pequena na região de Maringá. O município tirou notas boas a nível nacional, e então foram estudar o porquê daqueles resultados. Chegaram à conclusão de que o grande segredo daquela cidade eram os diretores da escola. O diretor é o líder; é ele quem vai à frente para a conquista. Aqui em Paranavaí, além dos diretores, temos os professores, equipes pedagógicas e todos os demais servidores da Educação envolvidos neste processo que fazem parte desta história de sucesso que o município conta hoje através dos números e dos resultados apresentados. Os números são medidos por provas nacionais, então evidentemente não há o que discutir. Eles apresentam o quanto a Educação de Paranavaí evoluiu nestes anos que estamos à frente da gestão municipal”, apontou o prefeito Rogério Lorenzetti.
E arrematou: “Os resultados valem muito. Teremos uma geração nova de paranavaienses preparados para a vida. O Ideb de 6,7 é uma nota de gente grande. Nós estamos fazendo uma Educação superior ao que o Brasil pretende fazer em 2021 (com média projetada de 6,2 para 2021). Isso tudo é uma conquista do conjunto, da equipe. Meu desejo agora é que o município continue mantendo estes índices e evoluindo sempre mais”.
Na avaliação da secretária de Educação, Cida Gonçalves, “os resultados são, definitivamente, uma questão de comprometimento. Para o município a nota do Ideb é muito significativa. Esses resultados são explorados na mídia; hoje todos os pais sabem o que é o Ideb e as notas significam muito. Na época das matrículas, por exemplo, as maiores filas são nas escolas que têm a maior nota no Ideb. As diretoras foram fundamentais para os resultados. Sabemos de algumas delas que iam para a sala de aula ajudar, incentivar, e o resultado veio”, destacou.
A secretária ainda lembrou que a certificação concedida pelo município foi dada não só às escolas que tiveram as três maiores notas, mas também àquelas que tiveram maior evolução na pontuação.
“É um trabalho de equipe. Lá na escola, quem trabalha com os alunos e se desdobra para conseguir bons resultados são os professores, mas tem toda uma equipe pedagógica envolvida, as supervisoras da Seduc que trabalharam com os professores, realizando oficinas, visitas nas escolas, etc. O resultado de tudo isso são estes números, estes excelentes resultados alcançados”, finalizou a diretora de Educação da Seduc, Fátima Ferreira Louro.
Ideb em Paranavaí
O Ideb é um indicador de qualidade educacional que combina informações de desempenho aliadas à taxa de reprovação, taxa de aprovação e taxa de evasão escolar. As informações para o cálculo da média são obtidas através de exames padronizados, como a Prova Brasil, que são elaborados e corrigidos pelo Ministério da Educação. As provas são aplicadas aos estudantes que estão no final das etapas de ensino (5ºs anos para a rede municipal de ensino, e 9ºs anos para a rede estadual) para avaliar o rendimento escolar. O Ideb é medido de dois em dois anos, sempre nos anos ímpares.
Segundo o índice divulgado pelo Ministério da Educação no mês de setembro, mais uma vez Paranavaí conseguiu elevar as notas e aparece com a 10ª melhor nota do Estado do Paraná, ficando ainda muito acima das médias estadual e nacional
Enquanto a média nacional subiu três décimos (de 5,2 em 2013 para 5,5 em 2015) e a média estadual também subiu três décimos (de 5,8 em 2013 para 6,1 em 2015), a média da rede municipal de ensino de Paranavaí aumentou cinco décimos, passando de 6,2 em 2013 para 6,7 na última avaliação. A média da rede municipal de ensino em Paranavaí também está bastante acima da média da rede estadual, que era de 4,1 em 2013 e passou para 4,3 em 2015.
A nota de Paranavaí no Ideb 2015 colocou o município à frente de cidades de igual ou maior porte, como Umuarama (6,0), Cianorte (6,6), Campo Mourão (5,6), Londrina (6,5) e a capital Curitiba (6,3). A nível nacional, a média de Paranavaí é maior que todas as capitais brasileiras.