Escolas recebem Certificado de Destaque na Alfabetização

Diretoras de 11 escolas e 6 Centros de Educação Infantil receberam nesta sexta-feira (25), o Certificado de Destaque na Alfabetização, referente aos níveis alcançados em 2014. A entrega dos títulos foi feito pelo prefeito Rogério Lorenzetti e pela secretária de Educação do município, Aparecida Gonçalves.
“As escolas estão sendo certificadas pela avaliação de desempenho cognitivo das crianças. A cada ano nós aumentamos os critérios, e mesmo assim estamos certificando 17 instituições novamente. O mérito é das equipes das escolas, especialmente dos professores, que fazem este trabalho todos os dias em sala de aula. Hoje vemos que Paranavaí está realmente na contramão do que se vive em outros lugares do Brasil. Enquanto vemos tantas notícias de locais com muita dificuldade para alfabetizar e desenvolver a leitura, os nossos indicadores estão sempre além do exigido. Temos certeza de que esta administração está deixando um grande legado, que é a questão da aprendizagem já nas fases inicias da vida escolar das crianças”, frisou a secretária Aparecida Gonçalves.
Este é o sexto ano que o município certifica as instituições destaque na alfabetização. O diagnóstico para a escolha das escolas e Centros de Educação Infantil destaque na Alfabetização foi realizado por uma comissão formada pelas diretoras da Seduc (Secretaria Municipal de Educação). Os critérios foram: 50% de alunos alfabetizados na Educação Infantil, 85% no 1º ano e acima de 95% alfabetizados no 2ºano, este último resultado ainda casado com a média acima de 17 na Provinha Brasil (nível 5).
Segundo a diretora pedagógica da Seduc, Fátima Ferreira Louro, os critérios foram novamente mais altos do que os exigidos em anos anteriores e pela primeira vez, dois Centros de Educação Infantil conveniados ao município também foram certificados. “A administração municipal investe muito na Educação em Paranavaí. O município realmente se importa em dar qualidade de Educação para as crianças, através de material didático adequado, e estrutura favorável para as equipes trabalharem. Prova disso é que já passamos de 8,4% de crianças alfabetizadas na Educação Infantil em 2010, para 36,6% em 2014. Os índices para o 1º e 2º ano também aumentaram. Em 2009 tínhamos 44% das crianças alfabetizadas no 1º ano. Este número saltou para 83% em 2014. Já no 2º ano, o índice era de 81% em 2009 e, agora em 2014, aumentou para 91%”, apontou.
Para o prefeito Rogério Lorenzetti, “não tem coisa melhor do que poder comemorar bons resultados. A administração é avaliada pelos números, e a melhora ano a ano na Educação, demonstra o quanto o município vem avançando. O município vem investindo em estrutura, novos equipamentos, capacitação dos profissionais, melhorias no ambiente de trabalho. Mas o segredo da Educação é o trabalho em equipe. Hoje nossas crianças são acolhidas nas escolas, recebidas no portão pelos coordenadores, na porta da sala de aula pelos professores. E este abração que a Educação dá em cada aluno, faz a diferença para que cada criança se desenvolva melhor. Porque depois do pai e da mãe, a pessoa que a criança mais precisa é o professor. A primeira geração de alunos que estudaram nesta nova realidade educacional que implantamos, saiu das escolas municipais no ano passado, muito bem preparada para o Ensino Médio. E estas conquistas são definitivas, e cada escola está dando uma contribuição que será permanente na vida dessas crianças”, finalizou.