Escolhendo sua lâmpada

No mercado possuímos diversos modelos de lâmpadas, tipos de funcionamento, no final, como escolher? Hoje há três modelos de lâmpadas, as incandescentes, as fluorescentes e os LED´s.
Já escutamos muito sobre as incandescentes, afinal, porque essas lâmpadas saíram do mercado. O funcionamento dessa lâmpada é através da transformação da energia elétrica em calor, aquecendo o filamento central emitindo luz, mas da energia elétrica usada, apenas 5% é luz, os 95% restante, se transforma em calor. Pensando na economia e na sustentabilidade, essas lâmpadas fora do mercado é a melhor opção para nós e para o planeta.
Em seguida temos as fluorescentes, que são ótimas opções de lâmpadas para uso residencial e comercial. Temos as tubulares e as compactas, onde o consumo em relação a incandescente já abaixa 80%, ou seja, produz oito vezes mais luz com a mesma quantidade de energia gasta. Um ponto preocupante dessa lâmpada são os gases usados no seu interior para a emissão de luz, temos que descartar essas lâmpadas em lugares autorizados evitando assim, a contaminação do solo e agua dos lençóis freáticos.
Por ultimo temos os LED´s, que são considerados a fonte mais limpa de luz. Esse tipo de lâmpada pode substituir todas as anteriores, com características ainda melhores. O único empecilho ainda é o valor acima das outras lâmpadas no mercado, porem é mais econômico em relação ao consumo e troca de lâmpada quase nula, pois sua duração pode chegar a 8x maior que a fluorescente.
O projeto de iluminação leva em consideração normas vigente, o uso que será atribuído a cada ambiente, e até mesmo a coloração da luz. O sistema de iluminação artificial é muito mais complexo que apenas uma lâmpada, envolve também consumo de luminárias e perda de luz com equipamentos auxiliares. Por isso, sempre procure profissional adequado para obter um bom resultado.
Mariá Surjus – arquiteta e urbanista, graduada pelo Centro Universitário Filadélfia, e pós-graduada em Master em Arquitetura e Lighting. Desde 2012 exerce sua profissão com seu escritório SOUL arquitetura + interiores. Confira: www.arquiteturasoul.com.br.