Espaço de cooperação e de amizade
A última segunda-feira marcou uma data especial para os rotarianos do Brasil e do mundo. Foram comemorados o Dia Nacional do Rotary Club (23/02), instituído pela lei 6.843 de 03/11/1980, e o Dia Mundial do Rotary Internacional. Rotary – Uma presença marcante também em Paranavaí, através de seis clubes e da Associação das Senhoras de Rotarianos.
Um grupo de lideranças comunitárias, que se destaca pelo serviço e valores tais como amizade e cooperação.
O mais tradicional clube paranavaiense é o Rotary Club Paranavaí, fundado em 16 de fevereiro de 1954 – portanto, há 61 anos. Para 2015, o clube, presidido pelo coronel da reserva da Polícia Militar, José Rigoni Filho, prepara a Festa do Frango em parceria com a APDE. Será dia 03 de maio, marcando ainda a homenagem ao Dia do Sertanejo.
Também com a APDE, o clube realiza um bazar para ajudar na manutenção da entidade. Na ficha de serviços do clube, o Dia da Criança foi marcado (em 2014) por distribuição de brinquedos no Conjunto Habitacional do Jardim São Jorge.
FAZENDA BRASILEIRA – Fundado em 30 de outubro de 1978. O nome “Rotary Club Fazenda Brasileira” foi sugerido pelo companheiro Ludovico Axel Surjus, objetivando homenagear a cidade e seus pioneiros desbravadores (assim era denominada Paranavaí).
É um clube histórico. A exemplo disso um rotariano de nome Boulivar Penha que desgarrou-se do Rotary Paranavaí foi um dos primeiros convidados. Foram delegados poderes para os fundadores Carlos Vieira da Costa e Heraldo Palo, do Rotary Paranavaí.
O primeiro companheiro novo convidado foi o José de Matos Filho (radialista). Ary Nogueira da Silva foi o rotariano homenageado pelo clube.
O governador do Distrito 463 na ocasião era o médico João Batista Gomes Gate, sócio do Rotary de Cornélio Procópio. O primeiro cozinheiro do clube foi um amigo de todos de nome Oscar Garbo, um idealista que tinha três filhas, que mais tarde ingressariam no Rotaract.
A entrega oficial de Diploma de Admissão aconteceu no ano rotário de 1978/1079. O então governador era Gerson Gonçalves do Rotary Londrina Norte. O presidente do clube padrinho – Edson Felipe – do Paranavaí
Fizeram-se presentes na ocasião os governadores: Gerson Gonçalves e esposa IraniI, os E.G.Ds Ary Nogueira e Ruy Cunha e o companheiro governador indicado 79/80, Mário Dal Ry. Presentes o secretário de Estado da Agricultura Paulo Carneiro Ribeiro, autoridades do município e companheiros dos clubes da região.
INGRESSO DE MULHERES – As primeiras companheiras que ingressaram foram: Márcia Gelhen, Eline Resende Mendes, Irene Tereza Volpi, Márcia Bellanda e Cleuza Cyrino Penha. O Fazenda Brasileira foi responsável pela fundação de cinco clubes: Loanda, Terra Rica, São João do Caiuá, Paranavaí Moema e de Alto Paraná.
Foram seus presidentes: 1978/79 – Saul Bogoni; 1979/80 – Luiz José Fávero; 80/81 – Boulivar Penha, 81/82 – Claudino Hermes Dal-Prá; 82/83 – Geraldo Longo; 83/84 – Alcindo Souza Franco, 84/85 – Luciano João Teixeira Xavier; 85/86 – Rogério José Lorenzetti; 86/87 – Clédio Resende Mendes; 87/88 – Ivo Pierin Junior. Na sequência presidiram: Sari Omar, Dionizio Rosada, Aparecido Marrone, Eduardo Figueiredo, Issao Takeda, José Carlos Beckhauser, Gelmino Cavasin, Lourival Rauen Filho, Francisco Luiz de Assis, Valter Catalã, Carlos Alberto Jock, Nivaldo Balsalobe, Eduardo Ferreira Ribeiro, Nestor Antunes Miranda Filho, Fabio Carqueijo Gomes, Alcione Pacheco, Mauricio Gehlen, José Antonio Volpe, Claudio Miguel de Souza, Jesus Carlos Penha, Ivan Ferreira da Cruz. O atual presidente é Anderson Cleber Muniz.
“O valor de um clube rotário está em suas ações, mas o comando está no companheirismo”.
MOEMA – Em 1992 foi fundado o Rotary Paranavaí Moema. Nasceu de um grupo de rotaractianos (para jovens entre 18 e 30 anos) que não queria se desligar do movimento. O grupo criou o primeiro clube misto do Distrito 4630, o segundo do Paraná. A principal bandeira inicial foi a cultura, sendo responsável pelo abaixo-assinado que resultou, anos depois, na edificação do Teatro Municipal Doutor Altino Costa.
Na parte social, projetos como a Escola Empresa Renascer (no Jardim Maringá), que abriga mais de 20 pessoas especiais em contraturno escolar, preparando para a vida, com foco em habilidades manuais. Outra ação com a marca do Moema é Centro Comunitário Rotary Moema, hoje CAPS Moema, no Jardim Simone. Hoje a estrutura é bancada pela Prefeitura e oferece atividades culturais e recreativas. Formado por 22 companheiros, o Moema mantém a filosofia do Rotary: “Prontos para servir”.
ARENITO – Rotary Arenito é um clube que se destaca pelo número de ações. Entre elas, o início da construção da Escola Municipal Rotary Arenito na Coloninha do Jardim São Jorge. O clube tem uma série de atividades no estabelecimento, tais como reforma dos banheiros, biblioteca, Dia da Cidadania, encerramento do ano letivo, entre outros.
Na ficha de serviços a implantação da Creche Antônio Ayres de Oliveira, intercâmbio de jovens, o projeto do ônibus do Hemonúcleo para coleta de sangue, abrangendo 29 municípios, em parceria com os demais clubes. Também do Arenito a luta pela Delegacia da Mulher e a atividade pioneira de constituição do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário – NRDC – no Jardim São Jorge, o primeiro do Distrito 4630.
O Arenito tem ainda parceria com o Projeto Ler para Crescer, do Diário do Noroeste, bem como o Projeto dos Violinos, que ministra cursos no conservatório que leva o nome da companheira Luzia Guina Machado. Outras dezenas de ações são elencadas na história vitoriosa do clube.
MONTOYA – Fundado na emblemática data de 23 de fevereiro de 1989, o Rotary Club Paranavaí Montoya foi admitido no Rotary Internacional em 26 de maio do mesmo ano. Mantém em média 30 companheiros, mas, ao longo dos anos, já contou com centenas de sócios, que deram a parcela de contribuição.
O nome “Montoya” tem por objetivo homenagear o jesuíta espanhol Antonio Montoya, um personagem histórico na trajetória do Paraná e, particularmente, do Noroeste. Montoya foi o primeiro nome de Paranavaí.
Uma marca do Rotary Montoya é a tradicional festa da Laranja, que viveu a sua 23ª edição em 2014. A festa se constituiu em importante evento social da cidade. Também foi estratégica para divulgar a citricultura, atividade que estava chegando a Paranavaí quando do início do evento.
Sem contar que a Festa da Laranja já ajudou dezenas de entidades. No ano passado, por exemplo, a festa beneficiou a Creche Menino Davi, o Lar Vicentino, a Comunidade Emanuel e os Médicos do Humor. O atual presidente do Montoya é o contabilista Valdir Cipriano de Oliveira.
ENTRE RIOS – O mais jovem clube de Rotary paranavaiense é o Entre Rios. Fundado em maio de 2008, o Entre Rios se destaca pela tradicional Festa do Peixe, cuja renda é distribuída para entidades beneficentes a cada edição.
No período também foi desenvolvido o Projeto Boa Visão, que ofereceu exames de vista e doação de óculos em escolas públicas. Foram 1.570 exames em diversos estabelecimentos de ensino e entregues 138 óculos (doados pela Ótica Tada). Também 338 crianças fizeram exames oftalmológicos, doados por profissionais da cidade.
Ainda na relação de atividades estão: entrega de 16 cadeiras de rodas para o Lar Vicentino, Asilo Lins e Vasconcelos, além a Santa Casa de Paranavaí; Construção de uma casa (Casa da Chica), construção de apartamento no Lar Vicentino para acomodar 06 pessoas, além da soltura de alevinos em rio da região – 8 mil peixes. O atual presidente do Entre Rios é o comerciante Jorge Daniel Bruning.
SENHORAS DE ROTARIANOS – Uma entidade com a cara e a filosofia do Rotary Internacional. Assim pode ser definida a associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí, que completa 45 anos no dia 17 de setembro.
Desde a fundação, a Associação mantém um trabalho ininterrupto em prol da comunidade carente de Paranavaí, sempre voltada à educação e promoção da criança e da família. A renda para custear os projetos vem das promoções que envolvem todas as companheiras e sociedade. A atual presidente é a empresária Nailda Pierin.
A Associação é parceria do Projeto Ler para Crescer, do Diário do Noroeste, como qual obteve o primeiro lugar na área “Projeto Educação” no XXV Encontro Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos 2014, em Gramado, Rio Grande do Sul.
O prêmio de R$ 5 mil foi doado para a Escola Curitiba, visando construir a Pracinha de Leitura. A Associação atua na APDE, em projeto profissionalizante no Jardim São Jorge, Escola-Empresa Renascer e Lar Vicentino Frederico Ozanam.
ROTARY NO MUNDO – O 1º clube de Rotary foi iniciado em 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com três amigos em Chicago com o objetivo de reavivar o espírito de amizade. O clube foi chamado “Rotary” porque o local onde os sócios se reuniam era rotativo, ou seja, cada vez no escritório de um dos sócios.
ROTARY NO BRASIL – Os primeiros passos de Rotary no Brasil aconteceram em 1916, embora somente em dezembro 1922 tenha havido a adesão de um grupo de 16 profissionais. Eles passaram a integrar o Rotary Club do Rio de Janeiro, que conseguiu aprovação do Rotary Internacional.
(Informações obtidas junto aos clubes)
Um grupo de lideranças comunitárias, que se destaca pelo serviço e valores tais como amizade e cooperação.
O mais tradicional clube paranavaiense é o Rotary Club Paranavaí, fundado em 16 de fevereiro de 1954 – portanto, há 61 anos. Para 2015, o clube, presidido pelo coronel da reserva da Polícia Militar, José Rigoni Filho, prepara a Festa do Frango em parceria com a APDE. Será dia 03 de maio, marcando ainda a homenagem ao Dia do Sertanejo.
Também com a APDE, o clube realiza um bazar para ajudar na manutenção da entidade. Na ficha de serviços do clube, o Dia da Criança foi marcado (em 2014) por distribuição de brinquedos no Conjunto Habitacional do Jardim São Jorge.
FAZENDA BRASILEIRA – Fundado em 30 de outubro de 1978. O nome “Rotary Club Fazenda Brasileira” foi sugerido pelo companheiro Ludovico Axel Surjus, objetivando homenagear a cidade e seus pioneiros desbravadores (assim era denominada Paranavaí).
É um clube histórico. A exemplo disso um rotariano de nome Boulivar Penha que desgarrou-se do Rotary Paranavaí foi um dos primeiros convidados. Foram delegados poderes para os fundadores Carlos Vieira da Costa e Heraldo Palo, do Rotary Paranavaí.
O primeiro companheiro novo convidado foi o José de Matos Filho (radialista). Ary Nogueira da Silva foi o rotariano homenageado pelo clube.
O governador do Distrito 463 na ocasião era o médico João Batista Gomes Gate, sócio do Rotary de Cornélio Procópio. O primeiro cozinheiro do clube foi um amigo de todos de nome Oscar Garbo, um idealista que tinha três filhas, que mais tarde ingressariam no Rotaract.
A entrega oficial de Diploma de Admissão aconteceu no ano rotário de 1978/1079. O então governador era Gerson Gonçalves do Rotary Londrina Norte. O presidente do clube padrinho – Edson Felipe – do Paranavaí
Fizeram-se presentes na ocasião os governadores: Gerson Gonçalves e esposa IraniI, os E.G.Ds Ary Nogueira e Ruy Cunha e o companheiro governador indicado 79/80, Mário Dal Ry. Presentes o secretário de Estado da Agricultura Paulo Carneiro Ribeiro, autoridades do município e companheiros dos clubes da região.
INGRESSO DE MULHERES – As primeiras companheiras que ingressaram foram: Márcia Gelhen, Eline Resende Mendes, Irene Tereza Volpi, Márcia Bellanda e Cleuza Cyrino Penha. O Fazenda Brasileira foi responsável pela fundação de cinco clubes: Loanda, Terra Rica, São João do Caiuá, Paranavaí Moema e de Alto Paraná.
Foram seus presidentes: 1978/79 – Saul Bogoni; 1979/80 – Luiz José Fávero; 80/81 – Boulivar Penha, 81/82 – Claudino Hermes Dal-Prá; 82/83 – Geraldo Longo; 83/84 – Alcindo Souza Franco, 84/85 – Luciano João Teixeira Xavier; 85/86 – Rogério José Lorenzetti; 86/87 – Clédio Resende Mendes; 87/88 – Ivo Pierin Junior. Na sequência presidiram: Sari Omar, Dionizio Rosada, Aparecido Marrone, Eduardo Figueiredo, Issao Takeda, José Carlos Beckhauser, Gelmino Cavasin, Lourival Rauen Filho, Francisco Luiz de Assis, Valter Catalã, Carlos Alberto Jock, Nivaldo Balsalobe, Eduardo Ferreira Ribeiro, Nestor Antunes Miranda Filho, Fabio Carqueijo Gomes, Alcione Pacheco, Mauricio Gehlen, José Antonio Volpe, Claudio Miguel de Souza, Jesus Carlos Penha, Ivan Ferreira da Cruz. O atual presidente é Anderson Cleber Muniz.
“O valor de um clube rotário está em suas ações, mas o comando está no companheirismo”.
MOEMA – Em 1992 foi fundado o Rotary Paranavaí Moema. Nasceu de um grupo de rotaractianos (para jovens entre 18 e 30 anos) que não queria se desligar do movimento. O grupo criou o primeiro clube misto do Distrito 4630, o segundo do Paraná. A principal bandeira inicial foi a cultura, sendo responsável pelo abaixo-assinado que resultou, anos depois, na edificação do Teatro Municipal Doutor Altino Costa.
Na parte social, projetos como a Escola Empresa Renascer (no Jardim Maringá), que abriga mais de 20 pessoas especiais em contraturno escolar, preparando para a vida, com foco em habilidades manuais. Outra ação com a marca do Moema é Centro Comunitário Rotary Moema, hoje CAPS Moema, no Jardim Simone. Hoje a estrutura é bancada pela Prefeitura e oferece atividades culturais e recreativas. Formado por 22 companheiros, o Moema mantém a filosofia do Rotary: “Prontos para servir”.
ARENITO – Rotary Arenito é um clube que se destaca pelo número de ações. Entre elas, o início da construção da Escola Municipal Rotary Arenito na Coloninha do Jardim São Jorge. O clube tem uma série de atividades no estabelecimento, tais como reforma dos banheiros, biblioteca, Dia da Cidadania, encerramento do ano letivo, entre outros.
Na ficha de serviços a implantação da Creche Antônio Ayres de Oliveira, intercâmbio de jovens, o projeto do ônibus do Hemonúcleo para coleta de sangue, abrangendo 29 municípios, em parceria com os demais clubes. Também do Arenito a luta pela Delegacia da Mulher e a atividade pioneira de constituição do Núcleo de Desenvolvimento Comunitário – NRDC – no Jardim São Jorge, o primeiro do Distrito 4630.
O Arenito tem ainda parceria com o Projeto Ler para Crescer, do Diário do Noroeste, bem como o Projeto dos Violinos, que ministra cursos no conservatório que leva o nome da companheira Luzia Guina Machado. Outras dezenas de ações são elencadas na história vitoriosa do clube.
MONTOYA – Fundado na emblemática data de 23 de fevereiro de 1989, o Rotary Club Paranavaí Montoya foi admitido no Rotary Internacional em 26 de maio do mesmo ano. Mantém em média 30 companheiros, mas, ao longo dos anos, já contou com centenas de sócios, que deram a parcela de contribuição.
O nome “Montoya” tem por objetivo homenagear o jesuíta espanhol Antonio Montoya, um personagem histórico na trajetória do Paraná e, particularmente, do Noroeste. Montoya foi o primeiro nome de Paranavaí.
Uma marca do Rotary Montoya é a tradicional festa da Laranja, que viveu a sua 23ª edição em 2014. A festa se constituiu em importante evento social da cidade. Também foi estratégica para divulgar a citricultura, atividade que estava chegando a Paranavaí quando do início do evento.
Sem contar que a Festa da Laranja já ajudou dezenas de entidades. No ano passado, por exemplo, a festa beneficiou a Creche Menino Davi, o Lar Vicentino, a Comunidade Emanuel e os Médicos do Humor. O atual presidente do Montoya é o contabilista Valdir Cipriano de Oliveira.
ENTRE RIOS – O mais jovem clube de Rotary paranavaiense é o Entre Rios. Fundado em maio de 2008, o Entre Rios se destaca pela tradicional Festa do Peixe, cuja renda é distribuída para entidades beneficentes a cada edição.
No período também foi desenvolvido o Projeto Boa Visão, que ofereceu exames de vista e doação de óculos em escolas públicas. Foram 1.570 exames em diversos estabelecimentos de ensino e entregues 138 óculos (doados pela Ótica Tada). Também 338 crianças fizeram exames oftalmológicos, doados por profissionais da cidade.
Ainda na relação de atividades estão: entrega de 16 cadeiras de rodas para o Lar Vicentino, Asilo Lins e Vasconcelos, além a Santa Casa de Paranavaí; Construção de uma casa (Casa da Chica), construção de apartamento no Lar Vicentino para acomodar 06 pessoas, além da soltura de alevinos em rio da região – 8 mil peixes. O atual presidente do Entre Rios é o comerciante Jorge Daniel Bruning.
SENHORAS DE ROTARIANOS – Uma entidade com a cara e a filosofia do Rotary Internacional. Assim pode ser definida a associação das Senhoras de Rotarianos de Paranavaí, que completa 45 anos no dia 17 de setembro.
Desde a fundação, a Associação mantém um trabalho ininterrupto em prol da comunidade carente de Paranavaí, sempre voltada à educação e promoção da criança e da família. A renda para custear os projetos vem das promoções que envolvem todas as companheiras e sociedade. A atual presidente é a empresária Nailda Pierin.
A Associação é parceria do Projeto Ler para Crescer, do Diário do Noroeste, como qual obteve o primeiro lugar na área “Projeto Educação” no XXV Encontro Nacional das Entidades de Senhoras de Rotarianos 2014, em Gramado, Rio Grande do Sul.
O prêmio de R$ 5 mil foi doado para a Escola Curitiba, visando construir a Pracinha de Leitura. A Associação atua na APDE, em projeto profissionalizante no Jardim São Jorge, Escola-Empresa Renascer e Lar Vicentino Frederico Ozanam.
ROTARY NO MUNDO – O 1º clube de Rotary foi iniciado em 23 de fevereiro de 1905, quando o advogado Paul Harris se reuniu com três amigos em Chicago com o objetivo de reavivar o espírito de amizade. O clube foi chamado “Rotary” porque o local onde os sócios se reuniam era rotativo, ou seja, cada vez no escritório de um dos sócios.
ROTARY NO BRASIL – Os primeiros passos de Rotary no Brasil aconteceram em 1916, embora somente em dezembro 1922 tenha havido a adesão de um grupo de 16 profissionais. Eles passaram a integrar o Rotary Club do Rio de Janeiro, que conseguiu aprovação do Rotary Internacional.
(Informações obtidas junto aos clubes)